Servidores da UFJF-GV recebem palestra sobre motivação no serviço público

O que te impulsiona a acordar todos os dias e ir trabalhar, em vez de permanecer em casa descansando? Quais são os motivos de nossas condutas no dia a dia do serviço público? Essas foram algumas das reflexões realizadas pelos servidores da Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus Governador Valadares, durante palestra realizada nesta quarta, 19. A iniciativa da direção-geral do campus teve como orientador o psicólogo do setor de Apoio Estudantil, Lucas Nápoli.

Participaram da atividade servidores da Universidade e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Na abertura do encontro, o diretor-geral da UFJF-GV reforçou o empenho da Instituição em promover atividades que colaborem para o melhor desempenho dos servidores. “É preciso ter conhecimento do tema para pensar como trabalhar consigo mesmo e também com a equipe que estamos conduzindo. Queremos trabalhar uma política de motivação do servidor público, não apenas da UFJF, mas de outras instituições como o IFMG e o INSS”, pontuou Peterson Andrade.

Durante a atividade, Lucas Nápoli abordou as características próprias dos setores de trabalho público e privado, além das diferenças nos índices de produtividade em países como Brasil e Estados Unidos. “Por conta da estabilidade, característica própria do serviço público, alguns podem ficar acomodados à situação cotidiana, à rotina, e por isso acabam não inovando. Qualquer organização que não inova acaba perdendo valor”, comentou.

O primeiro passo, segundo ele, para compreender a atual situação do servidor e encontrar a motivação adequada, seria refletir sobre o que nos move. “Motivação é o que te move a ir em uma determinada direção e não a outra. É preciso pensar quais são os fatores que nos movem, o que nos leva a desempenhar nossas tarefas. Sempre estamos motivados, mas nem sempre a fazer o que deveríamos fazer. Quando estamos no ambiente de trabalho, devemos estar motivados a trabalhar, a entregar nosso serviço da melhor maneira possível. Posso estar com vontade, porém, de usar o celular ou jogar paciência, e não de trabalhar”.

Nesse ponto, Lucas explicou que é preciso se questionar os impedimentos ao maior rendimento no trabalho, de forma a refletir e buscar saídas. “Devemos nos perguntar o motivo pelo qual o trabalho não está nos motivando. A ideia não é se culpar, mas se questionar os motivos que te afastam da produtividade e da motivação adequada”. Mais atividades sobre temas como motivação e melhoria do desempenho no serviço público estão sendo programadas para serem promovidas aos servidores da UFJF-GV e instituições parceiras.

Fonte de Reprodução:UFJFcampusGV