Começaram nesta segunda-feira, 6, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e os requerimentos para atendimentos especializados e específicos para a realização da prova. Os interessados terão até o dia 17 de maio para efetuar a inscrição, e até o dia 23, deste mês, para pagar a taxa equivalente a R$ 85. Candidatos que conseguiram a isenção da tarifa, também precisam se inscrever.
O boleto (Guia de Recolhimento da União – GRU) deve ser gerado na Página do Participante e o pagamento pode ser feito em agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios. O candidato pode acompanhar a inscrição e corrigir os dados, caso necessário, até o dia 17 de maio. O cartão definitivo de confirmação, no entanto, será disponibilizado apenas em outubro e trará um resumo das principais informações para o requerente: número de inscrição; data, hora e local das provas; dados sobre atendimento especializado se solicitado; e opção de língua estrangeira.
Datas
O Enem será aplicado em dois domingos seguidos: nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração, enquanto no segundo, será a vez das provas de Matemática e Ciências da Natureza, com durabilidade de 5 horas.
A nota no Enem é utilizada para o ingresso na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e demais instituições de ensino superior público por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). No caso da UFJF, parte das vagas é destinada ao Sisu e as demais são para ingresso por meio doPrograma de Ingresso Seletivo Misto (Pism). A exceção são os cursos de Música da instituição, nos quais, os candidatos devem participar de vestibular com prova de habilidade específica.
Mudanças
Neste ano a prova do Enem apresentará algumas mudanças.
Calendário
Outras informações: Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)