Setor de Graduação do campus GV apresenta universidade a estudantes de escolas estaduais

Representantes do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) visitaram na última quinta-feira, 10, a Escola Estadual Professora Maria Damázio de Barros Menezes para apresentar aos estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio os cursos de graduação oferecidos pela instituição.

As palestras foram ministradas pelos assistentes administrativos Paulo Henrique Marques e Franciele Ambrósio, do Setor de Graduação. “Precisamos divulgar informações aos alunos de escolas públicas e estimulá-los a ingressar em nossa universidade. Para isso, realizamos regularmente estas visitas trazendo informações sobre as formas de ingresso na UFJF-GV e sobre a qualidade do ensino em uma universidade pública”, destacou Paulo Henrique.

Inaugurada em 2013, a Escola Estadual Professora Maria Damázio de Barros Menezes conta atualmente com 360 alunos e está localizada no bairro Distrito Industrial, em Governador Valadares. “Nós trabalhamos com uma comunidade muito carente e que muitas vezes não acredita no próprio potencial. Essa visita de vocês é muito importante até mesmo para elevar a autoestima dos nossos alunos. Esperamos que possamos manter esta parceria, porque se tem uma coisa que nós valorizamos é o aproveitamento de quem vem de fora para nos ajudar”, destacou a diretora, Marta Ferreira Lima Prates.

A diretora da escola ressaltou ainda que, em 2018, três alunos conseguiram ingressar na UFJF-GV. Resultado que estimula os alunos que em breve buscarão uma vaga no ensino superior. “Se outras pessoas daqui conseguiram eu também vou conseguir”, afirmou Jaine Aparecida Ferreira de Avelar, de 15 anos, estudante do primeiro ano do Ensino Médio.

Jaine e os colegas de primeiro ano ficaram animados com a possibilidade de participar do Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM), processo de avaliação seriada em que os candidatos às vagas oferecidas pela UFJF participam de uma avaliação ao final de cada ano do Ensino Médio. “Muitos alunos não conheciam o Pism. Saber que existe esta possibilidade além do Enem nos anima e ajuda a abrir a nossa mente”, destacou Marta Pinheiro dos Santos, de 15 anos, futura estudante de direito.

Estudante do segundo ano do Ensino Médio, Sara Fidélis de Oliveira, de 16 anos, já participou da primeira etapa do Pism e está animada com a possibilidade de cursar o ensino superior em uma universidade pública. “Eu conheci a UFJF no ano passado quando surgiu a oportunidade de fazer o Pism. Eu, por exemplo, não sabia do Pism. Fui descobrir porque uma amiga comentou. Esta palestra nos mostrou que a UFJF está aberta para nos receber gratuitamente, temos que nos preparar e estudar para conquistar nossa vaga. ”

Estudar para entrar na UFJF-GV também é o objetivo de Maria Fernanda Rodrigues Fernandes. Aos 15 anos, a aluna do primeiro ano do Ensino Médio pretende tentar uma vaga para o curso de Direito ou Medicina. “Geralmente quem é de escola particular acaba tendo mais chances. Trazer a universidade para nosso colégio nos ajuda a conhecer as oportunidades que temos em nossa cidade e a criar o interesse entre nós alunos de escolas públicas. Vou em busca da minha vaga”.

Além da Escola Estadual Professora Maria Damázio de Barros Menezes, os representantes do setor de Graduação da UFJF-GV já visitaram a Escola Estadual Bom Pastor, no bairro Santo Antônio e a Escola Estadual Professor Paulo Freire, no Grã Duquesa.

As visitas às escolas acontecem periodicamente. As escolas interessadas podem entrar em contato com a UFJF-GV através do e-mail graduacao.gv@ufjf.edu.br ou pelo telefone (33) 3301-1000 Ramal 1115.

Fonte de Reprodução:UFJFcampusGV