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Congrad aprova programa de tutoria e acolhimento a estudantes cotistas

Em reunião realizada nesta segunda-feira,10, o Conselho Setorial de Graduação (Congrad) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), regulamentou o Programa Institucional de Bolsas Tutoria para Acolhimento e Apoio a Estudantes Cotistas. O objetivo do programa é colaborar com a formação e orientar estudantes cotistas pretos, pardos, indígenas e cotistas de renda nos dois primeiros semestres de seus cursos, para que participem de atividades acadêmicas, sociais e culturais.

As ações serão coordenadas pela Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf), e os interessados em participar como bolsistas devem estar atentos às normas para seleção. Para participar é preciso ser aluno da graduação da UFJF, apresentar currículo, histórico escolar e ter disponibilidade de 12 horas semanais para o desenvolvimento das atividades.

De acordo com o pró-reitor de Ações Afirmativas, Julvan Moreira de Oliveira, a ideia do Programa surgiu para garantir a permanência dos estudantes cotistas na UFJF. “Evidentemente é importante que a Universidade pense em todos os estudantes, mas cabe à Diretoria de Ações Afirmativas pensar políticas específicas para as minorias”. Ele afirma ainda que o Programa “possibilitará a formação de profissionais competentes, com visão crítica da realidade social e comprometidos com uma sociedade democrática”.

Segundo a resolução do Programa, a iniciativa também foi pensada para suprir as necessidades econômico-sociais, psicopedagógicas, de conteúdo das disciplinas e humanização das relações de convivência. Junto a isso, a proposta busca fortalecer ações para a permanência na Universidade dos estudantes economicamente desfavorecidos. Como resultado, a ideia é diminuir os índices de evasão, retenção e trancamento de cursos dos estudantes cotistas e atender aos desafios de ingresso e permanência desses alunos na Universidade.

Outras informações
(32) 2102-6919 – Diretoria de Ações Afirmativas UFJF

 

 

 

 

 

 

 

Fonte de Reprodução:UFJFcampusGV