Blues, jazz e afro-samba. Diferentes estilos musicais se unem em Os Ritmos de Natal, cantata que o Coral Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) apresenta gratuitamente na próxima terça-feira, 4, no auditório do Colégio Imaculada Conceição. Os cerca de 60 coralistas do grupo – formado por estudantes, servidores e membros da comunidade – sobem ao palco às 19h30 para, sob a regência da maestrina Zilmar Emerich Eller, homenagear a data com canções como Sinos de Belém e Noite de Paz.
O programa natalino tem sempre um significado muito especial para os integrantes. É que a cantata foi o primeiro repertório apresentado pelo coral, criado em 2016 pelo setor de Comunicação, Cultura e Eventos da UFJF-GV.
O diferencial da exibição deste ano é a presença do intérprete e tradutor da Língua Brasileira de Sinais (Libras) Felipe Sabará, que vai garantir que a música e o trabalho do grupo sejam acessíveis à comunidade surda. Outra novidade é a participação especial de artistas do campus de Governador Valadares na apresentação.
A apresentação do próximo dia 4 encerra um período produtivo para o coral, que neste ano encheu de arte e musicalidade eventos como a Festa das Flores e o Festcoros – festival que reuniu 50 grupos de canto do país e do exterior –, como explica Flávia Carvalho, produtora cultural da UFJF-GV e coordenadora do projeto.
“Fecha um ciclo muito importante de amadurecimento nos três anos de caminhada. Um fortalecimento do grupo, onde a maestrina e os coralistas conseguiram, em pouco tempo, preparar um programa tão bonito e com perfeição”, afirmou. Ainda, segundo ela, o “momento é também de agradecimento por todo o trabalho desenvolvido em 2018 e uma perspectiva positiva para o que vai acontecer no próximo ano”.
O agradecimento a que a produtora se refere é direcionado aos membros do coral, pelo comprometimento nos ensaios, à comunidade valadarense e também ao GV Shopping, que é parceiro do projeto. Tudo isso, de acordo com ela, “reforça a importância de ações da UFJF-GV para o desenvolvimento da cidade”.