Em reunião realizada nesta terça, 13, o setor de Contratos da Universidade Federal de Juiz de Fora Campus Governador Valadares (UFJF-GV) apresentou o Manual de procedimentos de gestão e fiscalização de contratos administrativos. A atividade reuniu fiscais, gestores, chefes de departamento e diretores da Universidade.
O material, disponível neste link, foi elaborado pela Direção-geral, através do Setor de Contratos de GV, e da Gerência Administrativa e Financeira. O documento aborda como deve ser a gestão e fiscalização de contratos no âmbito da UFJF-GV, de acordo com as leis e resoluções internas da Universidade, e apresenta, também, os fluxos dos principais processos que envolvem o tema.
Durante a reunião, Ricardo Grunewald e Ana Carolina Pinto, ambos do setor de Contratos, apresentaram o documento e esclareceram dúvidas dos servidores. Grunewald explicou que a demanda de um material que estabelecesse fluxos para os processos de gestão e fiscalização foi apresentada pela direção-geral do campus GV: “realizamos uma pesquisa com os atuais gestores e fiscais de contratos a fim de diagnosticar os principais problemas e colher sugestões. Em paralelo, fizemos um amplo estudo das principais leis e resoluções da UFJF que regem o tema. A partir daí desenvolvemos os fluxos”, comentou o representante do setor de Contratos.
Grunewald destacou ainda que “a consolidação do manual vem estabelecer de forma oficial como devem ser os processos inerentes à gestão e fiscalização de contratos no âmbito da UFJF-GV. Acreditamos que o documento ajudará a tornar a gestão e fiscalização de contratos em GV mais eficiente e mais clara para a comunidade acadêmica”.
Para o diretor-geral da UFJF-GV, a implementação de um fluxo administrativo é importante para a padronização das ações e para um efetivo registro das ocorrências. “Uma equipe sem diretrizes reduz sua capacidade de integrar seus esforços para o alcance dos objetivos institucionais”, comentou Peterson Andrade. Ainda segundo ele, o Manual representa o alcance de um dos objetivos da Direção-geral, para promover a eficiência administrativa e o esclarecimento das rotinas envolvidas no processo de gestão de contratos.
O manual apresentado permite contribuições da comunidade acadêmica para futuras atualizações. “Por isso, contamos com o envolvimento dos servidores para a operacionalização e atualização dos processos institucionais”, finalizou Peterson.