Fechar menu lateral

Oficina debate reinserção e planejamento financeiro de emigrantes internacionais no campus GV

Estudantes e servidores da Universidade Federal de Juiz de Fora campus Governador Valadares (UFJF-GV) se reuniram, nesta quarta, 3, para debater os desafios da reinserção social e econômica dos migrantes internacionais retornados à região valadarense, bem como os benefícios do empreendedorismo planejado nessas comunidades. A atividade está vinculada ao projeto de extensão em interface com a pesquisa “Inserção social e produtiva dos brasileiros retornados do exterior para a microrregião de GV”.

Segundo a coordenadora do projeto, Devani Tomaz Domingues, os temas tratados estão relacionados ao problema da emigração internacional brasileira. “Nosso objetivo é refletir sobre essa realidade, focando na situação dos migrantes internacionais retornados e no mercado de trabalho local. Assim, pretendemos viabilizar o encontro dialógico com estudantes, docentes e técnicos do nosso campus, pesquisadores, pessoas com experiência migratória e comunidade externa para aprofundar mais sobre o assunto”, destacou.

Essa é a segunda atividade relacionada ao tema da migração – a primeira foi realizada no dia 31 de agosto em GV. Ainda de acordo com a Técnica em Assuntos Educacionais da UFJF-GV, a proposição dos temas das oficinas leva em conta a literatura sobre a migração internacional, pautando na cultura migratória local. “Trazemos para a conversa as diversas faces da migração, apresentando ferramentas práticas que ajudam os retornados e demais cidadãos no processo de inserção produtiva, como por exemplo, um melhor entendimento sobre empreendedorismo e planejamento direcionado à educação financeira – finanças pessoais e empresariais. A cada oficina a equipe do projeto convida dois especialistas que ficam responsáveis pelas temáticas”, comentou Devani.

 

Um dos convidados para o segundo encontro, o professor do Departamento de Ciências Econômicas da UFJF-GV, Sérgio Louro Borges, apresentou orientações para potencialização da experiência migratória nas escolhas financeiras. “Falamos sobre consumo consciente, planejamento financeiro, opções de investimento financeiro e principais origens das ideias para o próprio negócio”.

A II Oficina de Inserção Produtiva contou também com a participação da psicóloga Lídia Azevedo Brandes. Em sua apresentação foram abordadas as principais dificuldades enfrentadas pelos retornados no processo de readaptação social e produtiva, além da contribuição da psicologia no estudo dos aspectos subjetivos do processo migratório com ênfase na saúde mental e emocional do trabalhador migrante.

Para o estudante do curso de Administração da UFJF-GV, Luiz Eduardo Gervásio Armond, o evento foi importante para favorecer o entendimento sobre um assunto tão presente na cidade de Governador Valadares. “Pude entender um pouco da realidade dos migrantes e os aspectos psicológicos por trás do processo migratório, além das dificuldades enfrentadas por eles no retorno”.

A III Oficina está planejada para o dia 31 de outubro, com objetivo de discutir sobre migração e planejamento empresarial. As oficinas de inserção produtiva são resultado de parceria entre a UFJF-GV e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Município de Governador Valadares, representada pelo Gerente do Programa Emigrante Cidadão, Ricardo Wagner Ferregueti Capellini.

Clique aqui e confira mais imagens da II Oficina de Inserção Produtiva – Migração e Empreendedorismo.

 

 

 

 

 

 
Fonte de Reprodução:UFJFcampusGV