Valorização do amor ao próprio corpo é tema de atividade desenvolvida por estudantes de Educação Física em GV

Quem passou nesta semana pelo prédio da UNIPAC foi surpreendido por um mural da UFJF-GV repleto de notas adesivas com mensagens de estímulo ao respeito aos diferentes corpos, à valorização do amor ao próprio corpo e à redução da autocrítica. Criado por estudantes do 1º período do curso de Educação Física, a partir de uma proposta feita pelo professor Pedro Henrique Berbert de Carvalho, a atividade de intervenção da disciplina Estudos da Corporeidade buscou fomentar a reflexão sobre a compaixão corporal.

“Sugeri que realizassem uma atividade sobre o tema Imagem Corporal e os alunos tiveram esta ideia que surtiu efeito imediato. Vi pessoas lendo as mensagens e mudando sua atitude momentaneamente. Na porta da secretaria geral havia uma mensagem: ‘Já sorriu hoje? ’. Quase a totalidade dos leitores sorriram espontaneamente! ”, destacou o professor.

Segundo Pedro Henrique, mais de 60% dos jovens brasileiros apresentam distúrbios de imagem corporal, como a insatisfação com o próprio corpo. O resultado seria reflexo de uma sociedade que valoriza o consumo e que impõe padrões corporais. “As pessoas internalizaram padrões corporais irreais, aceitaram a comparação social constante, modificaram sua relação com o corpo a ponto de não mais reconhecer suas potencialidades, beleza e potência. Não obstante observamos o aumento no número de insatisfação corporal, baixa autoestima, desenvolvimento de transtornos alimentares e a procura por procedimentos estéticos, bem como abuso de suplementos, esteroides anabólicos e estratégias para mudança corporal”.

A atividade promovida pelos estudantes do 1º período do curso de Educação Física teve o apoio das monitoras da disciplina Estudos da Corporeidade, Bárbara Edir Rodrigues Peres Nunes e Marana Paula Novais.

Fonte de Reprodução:UFJFcampusGV