II Oficina de Inserção Produtiva debate migração e planejamento financeiro

A segunda edição da Oficina de Inserção Produtiva da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) tem data marcada: na próxima quarta, 3, serão debatidas questões como as implicações psicológicas do processo migratório e a importância do planejamento na organização das finanças pessoais. A atividade está vinculada ao projeto de extensão em interface com a pesquisa “Inserção social e produtiva dos brasileiros retornados do exterior para a Microrregião de Governador Valadares”, coordenado pela Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade, Devani Tomaz Domingues.

Além de promover uma discussão sobre o enfrentamento e superação de dificuldades do migrante na readaptação após seu retorno, o evento vai abordar a importância do planejamento no controle e organização das questões financeiras. O objetivo é criar um espaço para a troca de experiências e saberes entre pesquisadores, estudantes, familiares de emigrantes e os próprios migrantes internacionais retornados. As reflexões levam em conta as temáticas da migração internacional e o mundo do trabalho no contexto da sociedade global e contemporânea. Por meio da ação pedagógica, a oficina busca construir um ambiente dinâmico para o aprendizado, valorizando, sobretudo, a fala dos protagonistas do processo migratório.

Em um primeiro momento, será apresentado o projeto de extensão vinculado ao evento, bem como o projeto Reinserção, com foco no fortalecimento do Núcleo de Extensão e Estudo sobre Migração e Trabalho como espaço de encontro para os interessados nessas temáticas. Na sequência, com auxílio da psicóloga convidada, Lídia Azevedo Brandes, serão abordadas as principais dificuldades enfrentadas pelos retornados no processo de readaptação social e produtiva, além da contribuição da psicologia no estudo dos aspectos subjetivos do processo migratório com ênfase na saúde mental e emocional do trabalhador migrante.

Para contextualizar o tema das finanças pessoais, o professor do Departamento de Economia da UFJF-GV, Sérgio Louro Borges, apresentará orientações para potencialização da experiência migratória nas escolhas financeiras, incremento da renda e aumento da qualidade de vida.

A II Oficina de Inserção Produtiva acontece a partir das 19h, no Auditório da Universidade Aberta do Brasil, localizado à rua Sete de Setembro, nº 2479, Centro. O evento é resultado de parceria entre a UFJF-GV e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Município de Governador Valadares, representada pelo Gerente do Programa Emigrante Cidadão, Ricardo Wagner Ferregueti Capellini.

Fonte de Reprodução:UFJFcampusGV