Nota de pesar e solidariedade da UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vem a público prestar solidariedade à comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O incêndio no Museu Nacional, ocorrido no domingo, dia 2 de setembro, à noite, expressa uma tragédia de grande magnitude para nossa memória e história.

Não foi uma fatalidade. O incêndio revela-se como uma tragédia anunciada.

O corte de gastos que as universidades vêm sofrendo, vinculado à visão estreita de um ajuste fiscal realizado a qualquer custo e expresso, de forma acintosa, na PEC 95 (emenda do teto de gastos), alia-se ao descaso com que o nosso patrimônio cultural e histórico vem sendo sucessivamente tratado pelo Governo central, configurando o contexto de combustão que precipitou o incêndio de nosso acervo.

A solidariedade à comunidade acadêmica da UFRJ e o repúdio à forma como este Governo vem tratando o bem público é um dever de todos aqueles que, nestes tempos sombrios, ainda lutam e resistem para que as luzes da razão e do humanismo não sejam ofuscadas pelo obscurantismo que tem se ampliado em nossa sociedade.

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Fonte de Reprodução:UFJFcampusGV