A coordenação do curso de Direito do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) promoveu nesta terça-feira, 28 de agosto, uma conversa com estudantes sobre o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2018).
Durante a atividade, o professor Daniel Mendes Ribeiro destacou as áreas do ciclo avaliativo deste ano, os indicadores de qualidade e os instrumentos aplicados no exame: prova, questionário do estudante, questionário de percepção da prova e questionário do coordenador do curso.
A prova procura aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; o questionário do estudante visa levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos; o questionário de percepção de prova é destinado a levantar informações que permitam aferir a percepção dos estudantes em relação à prova; já o questionário do coordenador de curso busca informações permitam caracterizar o perfil do coordenador de curso e o contexto dos processos formativos.
O Enade é componente curricular obrigatório sendo a regularidade do estudante perante o Exame condição necessária para a conclusão do curso de graduação. Ou seja, o discente que não cumprir com as exigências não colará grau, logo, não receberá diploma e histórico escolar.
Além disso, o conceito Enade é fundamental para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).
Em 2018, o Enade vai avaliar os estudantes dos seguintes cursos da UFJF-GV: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito. O exame será aplicado no dia 25 de novembro, em todo o Brasil.