Diretores de escolas públicas de Governador Valadares conheceram, na tarde desta terça-feira, 14, um pouco das ações desenvolvidas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) de interesse para os estudantes que pretendem cursar o ensino superior na instituição.
No encontro, as pró-reitoras de Graduação e de Extensão, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo e Ana Lívia de Souza Coimbra, e o diretor de Ações Afirmativas Julvan Moreira de Oliveira falaram sobre o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e outras formas de entrada na universidade, projetos e atividades de extensão, além de questões correlacionadas à diversidade no ambiente acadêmico.
Também participaram da reunião a gerente de Graduação e a servidora do setor de Extensão da UFJF-GV, respectivamente, Sibele Aquino e Devani Tomaz Domingues.
Iniciação à Extensão
De todos os temas que compuseram a pauta, o principal deles foi estimular diretores e diretoras a incentivarem os alunos das escolas que coordenam a participarem das ações de extensão desenvolvidas em Governador Valadares. Isso vai ocorrer, principalmente, por meio da Iniciação à Extensão ou Extensão Júnior, no qual estudantes do ensino médio vão colaborar com os projetos coordenados por docentes e técnicos da UFJF-GV.
O objetivo do programa, segundo Ana Lívia Coimbra, é garantir que os futuros discentes da universidade tenham um contato cada vez mais cedo com essas ações práticas de intervenção na realidade social. “Ele acaba tendo impacto em dois níveis: no estudante, que quando entra na universidade já passou por essa experiência e chega atento para participar das ações de extensão e, ao mesmo tempo, a própria sociedade, que tem esse resultado realizado por sujeitos das próprias comunidades”, afirmou a pró-reitora.
Diretor de uma escola da cidade, Alexssander Gonçalves de Lima saiu da reunião empolgado com a aproximação entre os alunos e a UFJF. “Esse contato com os professores, essa possibilidade de conhecer o meio acadêmico pode estimular, e muito, o interesse. O aluno fica muito mais fácil de sentir-se motivado em querer continuar os estudos. Talvez, por desconhecimento, a universidade pareça algo muito distante. Então, o que ele precisa é ter a oportunidade de conhecer”, declarou.