Foi realizada nesta segunda-feira, 21, a primeira edição do Integra-GV, evento que reuniu representantes da comunidade acadêmica do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora e da população de Governador Valadares e região, para discutir as ações e os desafios para a consolidação da instituição que atualmente conta com mais de 2300 estudantes e 400 servidores.
Organizador do evento e diretor-geral da UFJF-GV, Peterson Andrade destacou a importância da integração e do diálogo entre a instituição e os entes federativos. “Estamos aqui para informar e esclarecer os trabalhos desenvolvidos e as dificuldades enfrentadas pelo campus GV, pois precisamos integrar as ações no cenário interno e externo, em uma perspectiva interfederativa. O Leste de Minas Gerais é uma região carente e a UFJF-GV chegou para ajudar a preencher este vazio”.
A atividade contou com a apresentação dos dez cursos de graduação e dos quatro cursos e disciplinas de pós-graduação oferecidos gratuitamente a partir da inauguração do campus, em novembro de 2012. Responsável pela apresentação do curso de Direito, o professor Daniel Mendes Ribeiro, listou ao público uma série de conquistas e necessidades existentes. “O curso já tem 40 egressos, alta taxa de aprovação em estágios e ficou na terceira posição no ranking estadual e em nono lugar no ranking nacional do exame da OAB, contudo ainda precisamos melhorar nossa infraestrutura, precisamos de recursos para expandir as atividades de prática jurídica e da consolidação de um corpo docente totalmente baseado em GV”.
A professora Regina Kelmann, do Departamento de Farmácia, apresentou uma série de projetos de extensão desenvolvidos no curso e destacou a conquista do conceito 5 na avaliação realizada pelo Ministério da Educação. “Estes resultados são frutos da nossa proposta de formar profissionais de saúde engajados com a transformação social da nossa região”.
Os cursos de Mestrado e Doutorado também foram apresentados. O professor Antônio Frederico destacou as características do Mestrado Profissional em Biologia (PROFBIO), trazido em 2017 para a UFJF-GV com o objetivo de produzir capacitação continuada dos professores de Biologia de ensino público da Região do Médio Rio Doce.
Já a professora Cibele Velloso falou sobre o Programa Multicêntrico de Pós-Graduação na área de Bioquímica e Biologia Molecular oferecido pela UFJF-GV desde 2016, com três turmas em andamento. “Queremos fixar professores doutores aqui na UFJF-GV e também permitir que egressos de graduação destas áreas tenham a opção de fazer a pós-graduação aqui na região, fomentando a formação de novos mestres e doutores”.
O representante do Diretório Central dos Estudantes, João Gonçalves, destacou a necessidade da defesa da universidade pública e pediu apoio aos políticos locais para a consolidação da UFJF-GV. “Testemunhamos a ampliação de diversas faculdades particulares em GV. Queremos que o poder público nos ofereça apoio para que também possamos nos consolidar e expandir a atuação na região”.
A quantidade de atividades promovidas pela UFJF-GV impressionou aos convidados. A subsecretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, Elisa Costa, destacou que a instituição deve divulgar em todos os órgãos estaduais os trabalhos desenvolvidos. “O Leste de Minas Gerais foi a última região do estado a receber uma universidade federal, por isso trata-se de um sonho antigo que vocês tornaram realidade. Fiquei muito impressionada com tudo que a universidade oferece em Governador Valadares e região”.