Fechar menu lateral

UFJF obtém altos conceitos em novo resultado divulgado pelo MEC

Dentre os cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) em 2016, 80% deles obtiveram conceitos 4 ou 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC). O resultado foi divulgado na última sexta-feira, 24.

 

O curso de Farmácia do campus avançado de Governador Valadares alcançou a nota máxima, que varia de 1 a 5. Educação Física (JF), Farmácia (JF), Fisioterapia (JF), Medicina (JF), Nutrição (JF e GV) e Odontologia (JF) conseguiram nota 4, enquanto Serviço Social (JF) e Enfermagem (JF) ficaram com conceito 3.

 

Usando a nota obtida pelos estudantes concluintes no Enade e outros indicadores como o número de mestres e doutores atuando como docentes, o CPC aponta a qualidade dos cursos de graduação de instituições de ensino superior de todo o país. Para gerar o CPC, é preciso que, pelo menos, dois alunos concluintes da graduação façam o Enade.

 

A coordenadora da Farmácia em Governador Valadares, Regina Kelmann, destaca o trabalho coletivo feito para alcançar o resultado, que inclui os técnico-administrativos em educação (TAEs), os departamentos de Farmácia e de Ciências Básicas da Vida e os docentes do campus. “A conquista também é mérito dos discentes, que se esforçam em aprender o que os professores têm a ensinar. Independentemente dos problemas de infraestrutura que passamos, conseguimos chegar a essa nota.”

 

Trabalho de melhoria contínua

 

Segundo o pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon, o setor tem tentado promover melhorias em todos os cursos da instituição. “A Prograd está trabalhando em alterações, principalmente, nos projetos de políticas pedagógicas dos cursos e está adequando as novas cargas horárias exigidas pelas diretrizes curriculares de cada curso. Além disso, estamos ampliando a participação nos colegiados e nos núcleos estruturantes docentes, para que a gente possa melhorar essa avaliação do conceito preliminar dos cursos.”

 

Para a diretora de Avaliação Institucional da UFJF, Michèle Farage, “o CPC é um indicador muito importante para conhecer as condições dos cursos e da educação que é oferecida em nossa instituição. E agora, aguardamos, com ansiedade, o relatório de cada um deles, para que, de posse dessas informações, as coordenações e os colegiados possam aprimorar os projetos pedagógicos e melhorar as práticas que vêm sendo adotadas em cada curso.”

 

O que é CPC?

 

O CPC é um dos três indicadores de qualidade da educação superior. Ele é responsável por avaliar o desempenho dos estudantes, a infraestrutura e instalações dos cursos, os recursos didáticos-pedagógicos aplicados ao longo da graduação, e o corpo docente.

 

As variáveis utilizadas para calcular o conceito preliminar dos cursos são a nota obtida pelos alunos no Enade, as respostas dadas por eles no Questionário do Estudante aplicado durante o Exame, além do número e proporção de professores mestres e doutores que há em cada graduação. Alguns aspectos como a diferença de desempenho obtido pelos graduandos em relação ao que era esperado, e o regime de trabalho dos professores também são levados em consideração no cálculo do CPC.

Além do Enade e do CPC, há ainda o Índice Geral de Cursos (IGC), o qual inclui também os indicadores dos programas de pós-graduação. O IGC da UFJF é 4, também em escala de 1 a 5. Para Cassiano Caon, “a nota indica que estamos no caminho certo, fazendo um bom trabalho, mas que pode ser melhorado”.

 

Fonte de Reprodução: UFJFCampusGV