VI Gincana Solidária supera arrecadação de edição anterior

gcsite

Estudantes dos dez cursos do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) se uniram em equipes e arrecadaram mais de 850 kg de alimentos e 1.500 itens de limpeza durante a VI Gincana Solidária da instituição.  Além disso, conseguiram 56 doações de sangue e 19 cadastros de medula óssea junto ao Hemominas. Todos os números ultrapassam os índices da edição anterior. A atividade realizada na noite da última quarta-feira (26) contou ainda com apresentações artísticas que valeram pontuação.

Três instituições de Governador Valadares já receberam as doações: Creche Maria Tereza de Calcutá, Associação Santa Luzia e Casa das Meninas. A equipe vencedora, formada por estudantes de Administração, Farmácia e Medicina, arrecadou 453 km de alimentos e 384 itens de limpeza; bem como realizou 35 doações de sangue e sete cadastros de medula óssea.   “Acho de suma importância este evento, pois podemos proporcionar a integração entre estudantes de todos os cursos e períodos e ainda por cima ajudar instituições que prestam importantes serviços para Governador Valadares”, destacou Marcelo João Rufino, do segundo período do curso de Farmácia.

A segunda colocação foi conquistada pela equipe formada por estudantes de Fisioterapia, Direito, Nutrição e Odontologia. Já a terceira posição, ficou com os discentes de Ciências Econômicas, Ciências Contábeis e Educação Física. Todos os participantes receberam alguma premiação: viagem, livros, picolés, brindes e promoções de empresas parceiras do evento.

Entre os calouros a sensação era de dever cumprido. Sentir-se integrado e ainda poder ajudar quem precisa foram motivos de comemoração. “A Gincana Solidária é maravilhosa. Mesmo antes de entrar na UFJF-GV eu já sonhava em participar desta atividade, tanto que já tive oportunidade de estar a frente da coordenação da nossa equipe. É uma ótima forma de substituir o tradicional trote, que muitas vezes chega a ser abusivo”, destacou a caloura do curso de Ciências Econômicas, Fernanda Kelly de Souza Prado.

João Bosco da Mata, representante da Associação Santa Luzia, uma das beneficiadas pelas doações, agradeceu aos estudantes e servidores da UFJF-GV pela iniciativa. “Quero deixar o nosso agradecimento em nome dos mais de 100 moradores da Associação. São gestos generosos como estes que possibilitam a existência da nossa instituição”.

Em breve serão divulgadas as fotos do evento.