Primeiros passos para calouras e calouros da UFJF-GV

primeiros-passos

O campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora está de portas abertas para receber os novos estudantes da Instituição. Nesta segunda (10), cerca de 350 calouros passam a integrar o time da UFJF-GV, nos dez cursos oferecidos pelo campus avançado, nas áreas de Ciências da Vida e Sociais Aplicadas.

Para facilitar o início dessa nova fase, você encontrará no Portal do Estudante informações indispensáveis para a vida acadêmica. A Universidade é mesmo um universo – de possibilidades, conhecimento e experiências. Prepare-se lendo o Manual do Calouro e aproveite ao máximo!

Além dessas dicas, temos muitas outras orientações que vão te ajudar a se localizar e se preparar para as aulas e todas as oportunidades que a UFJF-GV te oferece! O primeiro compromisso é na recepção dos calouros, veja aqui a programação completa.

É hora de regular o despertador e estudar pra valer
Você estudou, se dedicou para o Enem e/ou Pism, e foi aprovado para estudar na UFJF-GV. Após esse descanso para os eventos de recepção e integração, é hora de começar a estudar novamente! É aconselhável se informar, com antecedência, onde fica seu curso, e onde serão as aulas. Em Governador Valadares, são dois endereços diferentes:

– Prédio da Faculdade Pitágoras – Cursos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA (Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito): Avenida Doutor Raimundo Monteiro de Rezende, 330 – Centro – 3º e 4º andar.

– Campus II da Univale – Cursos do Instituto de Ciências da Vida – ICV (Fisioterapia, Nutrição, Medicina, Farmácia, Educação Física e Odontologia): Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário.

Se ainda estiver com dúvida, basta entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone (33) 3301.1000, ramal 1002. O curso de Odontologia de GV tem calendário diferente e, neste caso, quem passou deve aguardar até 22 de maio para entrar em sala. Confira as datas importantes desses calendários aqui

Restaurante Universitário
O RU é uma boa opção para o estudante que precisa fazer refeições fora de casa: oferece refeições diversificadas e preparadas por orientação de uma equipe especializada. Dê uma olhada no cardápio no Portal do Estudante ou ainda na página do Campus GV. Basta acessar www.ufjf.br/campusgv e clicar no ícone ‘cardápio RU’ ao final da página.

Em GV, as unidades do RU funcionam nos prédios da Univale e do Pitágoras. Para poder utilizar o restaurante, é necessário que o estudante apresente a carteirinha para comprar os tickets no local. Almoço e jantar custam R$ 1,40 cada um.

Siga
Para começar a utilizar o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga), basta clicar em “meu primeiro passo” e digitar seu CPF em “login”. Será enviado um código de ativação para o e-mail informado na matrícula. Após receber o código, o estudante tem o seu login ativado e pode acessar o sistema.

O Siga gerencia as informações acadêmicas e administrativas da UFJF. Através dele, os alunos podem acessar informações sobre disciplinas, horários, salas, notas, imprimir histórico escolar e comprovante de matrícula, solicitar matrícula em disciplinas, solicitar trancamento de disciplinas ou do curso, atualizar informações cadastrais, reservar e renovar o empréstimo de livros da biblioteca, entre outras ações que você vai conhecer em breve.

Apoio
A UFJF oferece Apoio Estudantil, através de bolsas e auxílios para os estudantes.  Quem é de fora e precisa conseguir um lugar para ficar pode começar procurando nas redes sociais. Há muitos grupos que divulgam vagas em repúblicas. Na nossa fanpage (já curtiu? curte lá), divulgamos as notícias da UFJF-GV. É um ótimo local para encontrar os colegas calouros e também os veteranos, além de ficar bem informado sobre as novidades.

Como chegar
Você sabe como chegar ao ICV ou ao ICSA? Se não souber, a gente te ajuda! Confira aqui as linhas de ônibus de Governador Valadares que levam à UFJF!

Respeito
Por fim, mas não menos importante, devemos lembrar: o trote é proibido na UFJF, e o calouro não deve se sentir obrigado a participar. A UFJF proíbe todas as formas de coação, ofensa, exposição e agressão aos calouros dentro do campus. Conforme Regimento Geral da Universidade, os discentes responsáveis por práticas consideradas abusivas dentro do campus estão sujeitos a advertência, suspensão e até desligamento da Instituição. Se isso estiver acontecendo, procure a Central de Atendimento e denuncie. As denúncias são mantidas em anonimato.