Divulgada nota do Enem; UFJF-GV usa resultado para selecionar estudantes

Os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem conferir seu resultado final na página do participante do exame. Para acessar, é necessário informar o CPF e a senha escolhida na hora da inscrição. A divulgação do resultado estava prevista anteriormente para o dia 19, no entanto, foi antecipada para esta quarta-feira.

Os cerca de seis milhões de candidatos poderão saber quanto tiraram em cada uma das quatro provas do exame (ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e matemática), e terem acesso à nota da redação, cujo tema foi intolerância religiosa no Brasil.

Com a nota, os participantes poderão tentar o ingresso na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em outras instituições de ensino superior público. Para isso, precisam se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O participante pode também pleitear bolsas no ensino superior privado pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Como funciona o Sisu

A inscrição para o Sisu 1º/2017 será feita apenas pela internet, no site do sistema, do dia 24 a 27 de janeiro. Durante esse período, o candidato poderá se inscrever até às 23h59 de cada dia e escolher, por ordem de preferência, até duas opções de cursos, nas vagas ofertadas pelas instituições.

Durante a madrugada, o Sisu calcula as notas de corte para cada curso, baseado no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos. Desse modo, o interessado pode verificar se sua pontuação é suficiente para ingressar no curso desejado. Caso não seja, é possível mudar sua escolha quantas vezes quiser até o encerramento das inscrições.

Grupos

A UFJF disponibiliza parte de suas vagas por meio de políticas afirmativas, em seis grupos de cotas, reservados para candidatos negros, indígenas, egressos de escola pública, pessoas com baixa renda salarial familiar e candidatos surdos (esta última, exclusiva para o curso de Letras-Libras). Quem optar pelas cotas, concorrerá apenas com candidatos que fizeram a mesma opção.

Serão selecionados automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, dentro de cada modalidade de concorrência. O Sisu realizará uma chamada única; caso não seja selecionado em nenhuma chamada, ou apenas na segunda opção de curso, é possível se inscrever para a lista de espera e aguardar a convocação da própria instituição escolhida.

Outras informações: (32) 2102-3911/ 3978 (Central de Atendimento-UFJF)
0800-61 61 61 (MEC)