Fechar menu lateral

Mesa-redonda discute impactos dos Projetos de Extensão para a região de Governador Valadares

 

Participantes da mesa-redonda “Impactos dos Projetos de Extensão Desenvolvidos pela UFJF-GV para a Região de Governador Valadares”  (Foto: Juliana Nadine)

 

O segundo dia da Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade contou com a mesa-redonda “Impactos dos Projetos de Extensão Desenvolvidos pela UFJF-GV para a Região de Governador Valadares”. Mediada pela Pró-Reitora de Extensão da UFJF, Ana Lívia de Souza Coimbra, a atividade contou com as participações dos professores Reinaldo Duque, do Instituto de Ciências da Vida, e Schirley Maria Policário, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas. 

 

Durante a fala de abertura, a Pró-Reitora de Extensão destacou a importância do tema a ser discutido, uma vez que a extensão proporciona a transmissão do conhecimento ao público externo. “A extensão é a via pela qual a comunidade que a cerca a Universidade reconhece o trabalho social realizado pela instituição¨, afirmou  Ana Lívia de Souza Coimbra.

 

Para Reinaldo Duque, participante do Núcleo de Agroecologia da UFJF em Governador Valadares e do Núcleo Transdisciplinar de Estudos Indígenas,  a extensão tem diferentes maneiras de ser praticada.   “Os projetos de extensão servem para expandir o conhecimento produzido para a comunidade, mas não só isso.  A gente também tem muito a aprender com o seu Zé, com o João, com as pessoas que estão fora da bolha acadêmica e que tiveram outras fontes de conhecimento. Cabe a nós também descer um pouco do salto, para que possamos aprender com eles. É uma via de mão dupla.” 

 

Schirley Policário, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da UFJF-GV, destacou que para criar qualquer projeto de extensão é necessário conhecer a história da região em que o projeto será implantado. ¨Precisamos conhecer as características do local onde estamos instalados”. Policário ressaltou ainda uma série de trabalhos realizados pelos professores do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.

 

TRABALHOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

 

A exposição dos trabalhos de Iniciação Científica também foi um dos destaques desta quinta-feira. Durante o período da tarde foram expostos diversos banners sobre assuntos variados: Doença de Chagas, Hanseníase, Reaproveitamento de óleo de fritura, Direito e Democracia, entre tantos outros.

 

A qualidade de amostras da água mineral vendidas em Governador Valadares foi o tema que despertou o interesse da estudante Carla Gonçalves da Silva, do oitavo período de Farmácia. Orientada pela professora Andreia Peraro do Nascimento, a estudante constatou entre as cinco marcas de água mineral mais vendidas na cidade, contradições entre os valores encontrados nas análises da água mineral e os valores informados no rótulo. ¨Embora não tenham sido encontradas diferenças que possam causar problemas ao organismo humano, é necessária a revisão dos rótulos das marcas de água encontradas no comércio local. Além disso, a legislação deveria ser mais rigorosa quanto à fiscalização das análises feitas pelas empresas, pois a água mineral é consumida por grande parte da população, que pode estar consumindo uma água com características diferentes daquelas informadas nos rótulos”, destacou Carla Gonçalves da Silva.

 

Veja abaixo as fotos dos trabalhos apresentados na tarde desta quinta-feira.

 

Clique aqui e confira os trabalhos apresentados no período da manhã.

 

Nesta sexta-feira serão apresentados os trabalhos de extensão. Clique aqui e confira a programação.

 

 
Fonte:<https://www.ufjf.br/campusgv/2016/11/17/mesa-redonda-discute-impactos-dos-projetos-de-extensao-para-a-regiao-de-governador-valadares/>