UFJF-GV leva projeto EducAnimal a crianças de Governador Valadares

IMG_1457

Bichinhos de estimação costumam ser companheiros inseparáveis das crianças. Gatos, cachorros, tartarugas e outros tantos animais envolvem os peq

IMG_1435uenos na hora das brincadeiras. Porém, além do carinho no contato com os bichos, é importante que toda a família saiba dos cuidados necessários para garantir a saúde dos animais. Pensando nisso, estudantes da UFJF-GV participam do projeto EducAnimal, uma iniciativa que visa a levar diversão e informação para crianças de Governador Valadares.

Crianças da creche Teresa de Calcutá. (Foto: Gabriella Ramos)

Nesta quarta (19), cerca de 80 crianças da creche Teresa de Calcutá receberam a primeira visita do EducAnimal. Quando questionados pela coordenadora e professora da UFJF-GV, Raquel Bergere, sobre os cuidados com os animais, os pequenos foram enfáticos: água, comida, banho e amor, em meio a opiniões como ‘beijinhos’, ‘abraços’ e ‘remédio’.

Segundo Raquel, o objetivo do projeto é incentivar a importância dos cuidados a serem tomados com os bichos. “Conscientizando as crianças, acabamos levando informação para as famílias, pois eles compartilham as experiências em casa. Apesar de tão novos, percebemos que eles têm noção do certo e errado com os animais”. No primeiro dia, além de um bate-papo, os participantes ensinaram uma música sobre o tema e entregaram desenhos de bichos para colorir.

Nas próximas semanas, as atividades vão envolver peças de teatro, brincadeiras de roda e ainda animais de brinquedo. “Esperamos que eles levem os filhotes de brinquedo para casa e cuidem como se fossem reais. Na sequência, as crianças compartilham como cuidaram dos bichinhos, e assim acabam aprendendo na prática”, explicou Raquel.

Projeto EducAnimal na creche Teresa de Calcutá. (Foto: Gabriella Ramos)

Uma segunda fase do EducAnimal será realizada, posteriormente, com crianças maiores, que estudam em uma escola pública da cidade. A intenção é mostrar que “o papel da UFJF-GV vai além de levar conhecimento universitário. Queremos incentivar melhorias na comunidade onde estamos inseridos, para que a sociedade enxergue a UFJF-GV como um agente de mudanças”, finalizou.

Participam do projeto estudantes dos cursos de Direito, Ciências Contábeis, Medicina e Economia da UFJF-GV.

Fonte:<https://www.ufjf.br/campusgv/2016/10/19/ufjf-gv-leva-projeto-educanimal-a-criancas-de-governador-valadares/>