Reunião do Conselho Gestor debate estratégias e decide aplicação de verbas da UFJF-GV

Data: 17 de junho de 2016

IMG_8827

A mais recente reunião do Conselho Gestor da UFJF-GV, nesta quarta-feira (15), foi marcada pela tomada de decisões que afetam e favorecem diretamente os rumos da Universidade em Governador Valadares. Entre os temas da pauta, foram apresentadas propostas de comissões administrativas de Recursos Humanos, bem como para coordenar as eleições para a direção geral. Na ocasião, os conselheiros votaram ainda a aplicação da verba de R$ 4 milhões, destinada ao desenvolvimento do Campus Avançado.

Após decisão da Administração Superior, pela primeira vez a distribuição dos recursos foi debatida pela comunidade acadêmica de GV. Uma inovação, de acordo com o diretor do Campus, Peterson Marco, pois representa uma “divisão de responsabilidades”. Ficou definida, após votação, a destinação de R$ 2 milhões para adequação do imóvel no Bairro Santa Rita, em GV, que será usado pelos estudantes de Farmácia e Nutrição; R$ 1 milhão será destinado à aquisição de equipamentos e materiais para os cursos do Instituto de Ciências da Vida; R$ 100 mil para as demandas do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, e ainda R$100 mil para as demandas da Direção Geral e setores Administrativos.

Segundo Peterson, ficou claro que toda a equipe da UFJF-GV está mobilizada para atender as necessidades dos departamentos, já que “as decisões foram focadas nas definições de prioridades, e na distribuição dos recursos de capital para o Campus”. O diretor ainda reiterou o esforço em realizar uma força tarefa e obter mais recursos para o desenvolvimento das obras. “A equipe da direção continua em busca de mais verbas e realizações para o Campus. Serão realizadas missões em Brasília, Belo Horizonte e Juiz de Fora, com o objetivo de apresentar nossas demandas”, comentou.

IMG_8873

Durante a reunião, foi apresentado o prazo de 90 dias para que acomissão de obras, composta por servidores, diretores e pró-reitores, elabore um relatório sobre a atual demanda de infraestrutura do Campus. Peterson relatou algumas ações já desenvolvidas pela direção, como contatos com a Prefeitura e o Ministério da Educação, para a definição de estratégias para a construção da estrada de acesso ao Campus, além de solicitações junto ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto e à Cemig, para demandas ligadas ao abastecimento e serviços de energia elétrica.

Visando a instituição de uma comissão eleitoral para coordenar os processos de transição da direção geral, os conselheiros votaram ainda pela escolha de uma divisão paritária de membros. Docentes, TAEs e estudantes vão integrar a equipe, cujos nomes serão indicados em até uma semana. A eleição de um membro de Governador Valadares para ocupar o cargo “é uma demanda antiga da comunidade acadêmica, garantida a partir da aprovação do Regimento do Campus. Vários docentes terão a oportunidade de se candidatar, o que abre possibilidades para a comunidade”, finalizou Peterson.

Fonte:<https://www.ufjf.br/campusgv/2016/06/17/reuniao-do-conselho-gestor-debate-estrategias-e-decide-aplicacao-de-verbas-da-ufjf-gv/>