books-933333_1920

A Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) obteve em dezembro a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) para mais dois mestrados – Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap/Andifes). Com este último, a UFJF vai integrar uma rede de instituições públicas que ofertam mestrado com este perfil.

O Mestrado Acadêmico será concentrado em Gestão de Organizações, dividida em duas linhas de pesquisa: Gestão, Tecnologias e Processos Organizacionais; e Indivíduo, Organizações e Sociedade. São ofertadas 12 vagas, para candidatos com curso superior em qualquer área de graduação.

O Mestrado Profissional em Administração Pública ofertará 15 vagas, também direcionadas para candidatos com curso superior em qualquer área de graduação. O curso será articulado com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e ofertado nos mesmos moldes do Mestrado Profissional em Matemática (Profmat) e do Mestrado Profissional em Letras (Profletras).

Os dois cursos serão oferecidos presencialmente, com duração de dois anos, tendo exigências de um número de disciplinas, defesa e dissertação. Para o Profiap, o mestrando deverá se submeter a um Exame Nacional de Qualificação. Mais informações aqui.

Uma das etapas de seleção para ambos os cursos será o Teste da Anpad, exame aplicado para acesso a programas de pós-graduação em Administração no Brasil. A próxima edição do teste acontece em 21 de fevereiro. As  inscrições estão abertas – saiba mais sobre esse teste aqui.

Os editais dos programas de mestrado estão previstos para serem lançados em breve, e o início das aulas será em maio. “Essa era uma demanda antiga da região de Juiz de Fora e uma ambição da Faculdade há muito tempo para suprir essa carência da área”, diz o diretor da Faculdade de Administração, Gilmar José dos Santos. Ele destaca o público-alvo de cada modalidade: “No Mestrado Acadêmico são pessoas formadas em qualquer área e que possuam interesse de atuar em carreira acadêmica. No mestrado profissional o foco é mais especifico para quem já atua ou quer atuar em organizações públicas”.

O professor Danilo Sampaio, coordenador do Mestrado Acadêmico, destaca que a expectativa a respeito do início das aulas é a melhor possível: “De uma vez só, tivemos dois mestrados aprovados na Capes. Não existia esses cursos na região de Juiz de Fora e os alunos tinham que viajar para outros estados para cursarem. Fomos aprovados sem ressalvas, com o conceito 3, que é o conceito inicial.”

Com a criação destes dois novos cursos a UFJF passa a ter 38 cursos de mestrado (…).