O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora promove nesta quarta-feira (9), a mesa-redonda “Ações e perspectivas frente à catástrofe ambiental no Rio Doce”, que visa discutir possíveis desdobramentos e ações que podem ser desenvolvidas para o monitoramento, mitigação e recuperação do Rio Doce, vítima da lama proveniente das barragens de Mariana, rompidas no dia 5 de novembro.
O evento, voltado para pesquisadores, reunirá profissionais de institutos, universidades federais e da Fundação Unesco HidroEX. Futuramente, outros debates serão promovidos com a participação ampla da comunidade acadêmica e da sociedade de Governador Valadares.
A mesa-redonda faz parte do I Fórum de monitoramento, mitigação e recuperação do Rio Doce que será realizado nesta quarta-feira (9), entre 9h e 11h30, no Plenário da Câmara Municipal de Governador Valadares.
Confira a programação completa:
9h – Abertura – Peterson Marco Oliveira Andrade (Diretor da UFJF-GV)
9h20 – Ações da UFJF-GV sobre análises da água do Rio Doce – Heder José Ribeiro (Chefe do Departamento do Curso de Medicina)
9h40 – Intervenções da UFJF-GV junto à população ribeirinha e movimentos sociais – Reinaldo Duque Brasil Landulfo Teixeira (Professor do Departamento Básico da Área de Saúde da UFJF-GV)
10h20 – Mesa-redonda “Ações e perspectivas frente à catástrofe ambiental no Rio Doce” – Coordenação de Regina Gendzelevski Kelmann (Vice-coordenadora do curso de Farmácia da UFJF-GV)
11h30 – Encerramento