A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizará nesta quinta-feira (3), uma audiência pública para debater os desafios dos campi fora das sedes das Universidades Federais do Brasil.
A iniciativa surgiu após um pedido feito pelo Diretor do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), Peterson Andrade, preocupado com os problemas existentes em grande parte dos campi avançados.
Os campi avançados foram implantados em 2007, através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Este programa objetivou, entre outras coisas, ampliar o acesso dos estudantes ao ensino superior em diferentes regiões do país, tornando a universidade um efetivo condutor do desenvolvimento regional.
Além de Peterson Andrade, foram convidados para a audiência pública o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a Presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Maria Lúcia Cavalli Neder e o Vice-Diretor do campus de Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Fabrício de Oliveira Ourique.
Em entrevista, Peterson Andrade explicou a importância deste debate.
Site – Qual a importância da audiência pública e da participação da UFJF-GV como convidada?
Peterson Andrade – Esta audiência será relevante para um debate com o Ministério da Educação e Andifes sobre a realidade dos Campi fora da sede das universidades federais do Brasil. Houve a expansão pelo MEC do acesso ao ensino universitário público, porém temos enfrentado alguns problemas. A criação dos Campi fora da sede proporcionou uma novidade para as universidades e o debate sobre a implantação destes Campi precisa entrar na agenda dos nossos governantes.
A audiência pública será um momento inédito para um debate com o Poder Executivo e Legislativo sobre os nossos problemas e desafios. Atuando como Diretor há seis meses do Campus de Governador Valadares da UFJF percebemos algumas necessidades urgentes e por isso solicitamos esta audiência pública para a Presidência da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. A participação da UFJF-GV, como convidada, demonstra que nosso pedido foi aceito pela comissão de forma imediata e que nossos problemas serão ouvidos pelos poderes Executivo e Legislativo.
Site – Quais são os principais desafios enfrentados pelos campi avançados no Brasil?
Peterson Andrade – Falta de uma estrutura própria para as atividades de ensino, pesquisa e extensão; distância física da sede, pequena equipe administrativa com funções de chefia, carência de processos de descentralização para aumentar a eficiência administrativa e acadêmica, carência de orientações do MEC para ordenar os processos de implantação de novos campi e carência de recursos para atividades básicas para o ensino. Ou seja, o governo federal aumentou o acesso às universidades federais, porém um debate é necessário para que padrões mínimos de qualidade sejam alcançados.
O evento será realizado às 9h30, no Plenário 12 do Anexo II da Câmara dos Deputados. Quem não puder comparecer ao local terá a oportunidade de acompanhar o debate através do site da TV Câmara.