A avaliação sobre o retorno às atividades acadêmicas e administrativas do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) será discutida em reunião entre a direção da UFJF-GV e a Administração Superior, na próxima semana, com posterior aprovação pelo Conselho Setorial de Graduação (Congrad), em relação ao Calendário Acadêmico.
A cautela é necessária em razão das visíveis dificuldades ainda existentes em Governador Valadares, cidade afetada pelo rompimento das barragens do subdistrito de Bento Rodrigues, localizado a 35 quilômetros do centro de Mariana.
Esta agressão contra o meio ambiente, considerada a maior da história em volume de material despejado por barragens de rejeitos da mineração, trouxe danos irreparáveis. O Governo de Minas Gerais estabeleceu situação de emergência na região do Rio Doce, assim como a Prefeitura de Governador Valadares decretou estado de calamidade pública.
Como instituição crítica e reflexiva, a UFJF tem cumprido seu papel social, buscando amenizar os problemas enfrentados pela sociedade de Governador Valadares. As campanhas #águaparaGV e “Amor em Litros”, organizadas por estudantes, técnico-administrativos e docentes, com o apoio da instituição, já arrecadaram mais de dez mil litros de água mineral que foram doados para a maior cidade do Vale do Rio Doce.
Tal mobilização suscita a certeza de que a UFJF conta com pessoas preocupadas não apenas com a formação técnica e científica, mas também com a formação humana.
A equipe da Direção do Campus está acompanhando a evolução da grave crise no abastecimento de água no município e qualquer decisão será tomada considerando, sempre de forma prioritária, a integridade e as adequadas condições de trabalho e de vida de estudantes, docentes e técnico-administrativos da instituição.
Fonte: <https://www.ufjf.br/campusgv/2015/11/19/informacoes-sobre-a-suspensao-das-aulas-e-atendimento-administrativo-no-campus-gv/>