Fechar menu lateral

Recepção aos calouros é marcada por descontração e solidariedade

 

IMG_1931 (1)Bate-papo, música, gincana e muita descontração. Estes foram os ingredientes que compuseram a recepção aos calouros realizada nesta segunda-feira (26), no campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV).

 

Com o kit calouro em mãos, mais de 250 estudantes aproveitaram o primeiro dia no ensino superior para se familiarizarem com as novidades do mundo acadêmico. Para tanto, contaram com o auxílio de alunos veteranos. “Este é o momento de acolhimento. De passar aos novos colegas os valores que buscamos aqui, entre os quais está, principalmente, o respeito pela diversidade”, afirmou Andressa Dutra, aluna do 5º período do curso de Direito.

Ricardo Grunewald, coordenador administrativo da UFJF-GV, foi o responsável em transmitir informações que serão importantes para a rotina dos estudantes. Bolsas estudantis, intercâmbios, assistência estudantil e bibliotecas foram alguns dos temas abordados. Grunewald destacou ainda a importância de cada novo discente para o crescimento do campus Governador Valadares. “Vocês que estão entrando aqui hoje certamente ajudarão a desenvolver nossa universidade. Temos apenas três anos de idade e vocês serão importantes para a nossa consolidação como uma universidade pública com ensino de qualidade”.

Ao lado de Grunewald, Peterson Andrade, diretor da UFJF-GV, desejou boas-vindas aos presentes e ressaltou que o desenvolvimento da região de Governador Valadares passa pela garantia de formação de bons profissionais. “Queremos promover o desenvolvimento regional e vocês calouros passam a fazer parte deste processo”.

Processo que foge do método tradicional de ensino. Reinaldo Duque, professor do Departamento Básico da Área de Saúde, destacou que a universidade deve ser um “lugar de reflexão, construção, socialização de conceitos”.

A recepção ainda contou com apresentações musicais de alunos veteranos e o lançamento da “3ª Gincana Solidária”, organizada pelos estudantes, que vai arrecadar alimentos não perecíveis e fraldas geriátricas, bem como incentivará a doação de sangue para o Hemominas.

A mensagem transmitida no primeiro dia de ensino superior foi bem recebida pelos calouros. “Gostei da recepção! Muito explicativa, com atividades para nos incentivar e abrir nossa mente. Acho que de agora em diante passo entender a educação de forma mais ampla, e não mais daquela forma pragmática dos tempos de escola. Vamos construir conhecimento juntos”, afirmou Yuri Roque, calouro do curso de medicina.

Veja as imagens do evento

Fonte:<https://www.ufjf.br/campusgv/2015/10/26/recepcao-aos-calouros-e-marcada-por-descontracao-e-solidariedade/>