Dado o aumento do volume de resíduos sólidos e a alta transmissibilidade da COVID-19, a Universidade Federal de Juiz de Fora criou cartilhas para informar sobre os cuidados necessários quanto aos resíduos – sua manipulação e descarte – durante a pandemia.
A primeira cartilha é voltada para o público em geral e traz informações sobre procedimentos de armazenamento dos resíduos sólidos para evitar que garis e catadores de materiais recicláveis sejam contaminados. “Materiais como papel, latas, papelão e vidros devem passar pelo procedimento de isolamento”, alerta.
Já a segunda cartilha busca orientar catadores e associações sobre alguns cuidados fundamentais para a garantia da saúde durante o trabalho. Dentre as orientações, o material destaca a necessidade de que os resíduos sejam mantidos isolados durante dois dias, em saco plástico e em local que receba a luz do sol. A cartilha ressalta ainda a importância de que a triagem dos resíduos seja feita cinco dias após o descarte.
O material intitulado “A quarentena de resíduos sólidos na prevenção da covid-19” foi idealizado e organizado pela Comissão de Coleta Seletiva Solidária da UFJF-GV e pelos programas de extensão “Ambiente-se” e “Covid Zero”.