Algumas editoras acessíveis pela Internet são, de fato, editoras que apresentam seus produtos em suporte de papel utilizando uma página web para divulgação, contatos e vendas de suas publicações. O produto editorial da Clio Edições Eletrônicas não terá, na origem, o suporte de papel, podendo entretanto, assumir este suporte se o leitor assim o desejar.
A Clio Edições Eletrônicas adotará um modelo muito simples e de fácil acesso aos leitores, com o mínimo custo possível. Utilizará o código HTML apenas para produção de sua página web. Suas publicações serão editadas, inicialmente, em Word versão Rich Text Format, que permitirá serem lidas utilizando qualquer uma das outras versões do Word. Posteriormente serão produzidos textos no formato PDF, através do programa Acrobat 5.0 ou superior, que apresenta grandes vantagens para distribuição via Internet.
Em principio, as publicações terão as seguintes especificações de editoração e formatação:
– tamanho do papel: A4; – orientação: paisagem; – duas colunas por página; – margens mínimas: 1,5 cm – espaço entre as linhas: simples – fonte: Times New Roman, tamanho 12 ou 14; – número da página em algarismo arábico, centralizado, no pé-de-página; – notas no pé-de-página; – cabeçalho superior com título da obra.
Naturalmente, poderão ocorrer variantes e modelos diferentes, em decorrência da necessidade de se adaptarem às características das publicações a serem editadas. Os textos publicados terão o mesmo formato e apresentação muito semelhantes ao do presente projeto, que procurou reproduzir ao máximo a apresentação que têm as publicações da Editora.
Os textos publicados pela Editora poderão ser referenciados com precisão pelos leitores, pois a paginação pode ser definidas com maior precisão exatidão, o que não aconteceria se fosse utilizado o código HTML para edita-los.