Fechar menu lateral

4ª Autêntica Mostra Cinemas do Brasil: Um retrato dos nossos tempos.

O Cineclube Movimento recebe 4ª Autêntica Mostra Cinemas do Brasil: Um retrato dos nossos tempos.

✨ A curadoria da 4ª Autêntica Mostra Cinemas do Brasil – Um retrato dos nossos tempos (@mostracinemasdobrasil), foi realizada por Eudaldo Monção Jr. (@MemorabiliaFilmes), também idealizador e coordenador do projeto e diretor dos filmes ‘Cine Rio Branco’, ‘Recordações de ontem’, ‘Os cinemas do Brasil em tempos de pandemia’ e ‘Cinemas de rua de Aracaju’. A quarta edição do projeto é produzida por Eudaldo Monção Jr e Priscila Urpia.

🎥 Com filmes documentais, experimentais e ficcionais, a edição de 2024 retoma a importância da reabertura dos espaços que trazem memórias e histórias. O evento exibe filmes que apresentam os cinemas de rua do país como protagonistas das histórias na tela. Além de filmes que dialogam com personagens frequentadores desses cinemas e com ações cineclubistas.

 

🗓️ A mostra é composta por 6 sessões que serão exibidas nos próximos dias, 18/09 até 25/09, às 15:00 na sala de cinema Germano Alves no no IAD-UFJF e todas as sessões serão acompanhadas por um debate ao final.

A entrada é gratuita e aberta ao público.

 

18/09 – SESSÃO 01 – (1 CURTA + 1 LONGA) –  78’ 

Paisagem em Chamas – Dir. Silvino Mendonça | Experimental | preto e branco | 7’ | 2023 | Classificação: Livre | Brasília,  DF. 

Roberto Kahane e a câmera do Dr. Salim – Dir. Jean Robert César | Documentário | preto e branco e colorido | 70’ | 2023 | Classificação: Livre | Manaus, AM. 

 

19/09 – SESSÃO 02 – (1 CURTA + 1 LONGA) –  109’

A Linha que apagou o Cisne – Dir. Coletiva – Núcleo de Arte Grécia | Documentário | colorido | 6’47’’ | 2023 | Classificação: Livre | Rio de Janeiro, RJ.

Caminhos para Redenção – Dir. Paula Solaris | Documentário | colorido | 102’ | 2021 | Classificação: Livre | Porto Alegre, RS.

 

20/09 – SESSÃO 03 – (1 CURTA + 1 LONGA) –  84’ 

Além das sessões: a cultura do cineclubismo em Campo Grande – Dir. Beatriz Saltão | Documentário | colorido | 25’ | 2023 | Classificação: Livre | Campo Grande, MS.

Cinema é isso que você está vendo – Dir. Vandimar Marques | Documentário | colorido | 59’ | 2023 | Classificação: 12 anos | Goiânia, GO.

 

23/09 – SESSÃO 04 (CURTAS) – 75’ 

Cinemas de Rua de Guaxupé – Dir. Eudaldo Monção Jr. | Documentário | preto e branco e colorido | 21’ | 2024 | Classificação: Livre | Guaxupé,  MG. 

Apolo – Dir. Paulo de Sá Vieira | Ficção | Preto e Branco | 20’ | 2022 | Classificação: Livre | Recife e Olinda, PE

Cinema na escola – Dir. Lídia Santos e Matheus Brito | Documentário | colorido | 13’ | 2023 | Classificação: Livre | Rio de Janeiro, RJ

O desaparecimento dos cinemas de rua no Rio de Janeiro – Dir. Thassia Liz | Documentário | colorido | 20’47’’ | 2022 | Classificação: Livre | Rio de Janeiro, RJ.

 

24/09 – SESSÃO 05 (CURTAS) – 72’ 

História de um avô – Dir. Francielli Noya e Wolmyr Alcantara| Ficção | Colorido | 7’56 | 2022 | Classificação: Livre | Vitória, ES.

Paradiso de Aníbal – Dir. Diego Baraldi | Documentário | colorido | 20’ | 2023 | Classificação: Livre | Cuiabá, MT.

O Esplendor do Subúrbio – Dir. Luiz Claudio Motta Lima | Documentário | colorido | 8’30 | 2020| Classificação: Livre | Rio de Janeiro, RJ.

Telas que Nos Restam – Dir. Brenda Leite e Yuri Patello | Documentário | colorido | 13’43 | 2023 | Classificação: 16 anos | Belém, PA. 

Cinema da nossa gente – Dir. Luisa Petrucci| Documentário | colorido | 21’17’’ | 2023 | Classificação: Livre | Atibaia, SP

 

25/09 – SESSÃO 06 – (CURTAS) 23′ – * inclui filme com classificação indicativa de 18 anos por apresentar nudez

Cinelândia Cinelenda – Dir. Francis Ivanovich | Documentário | colorido | 5’04’’ | 2023 | Classificação: 10 anos | Rio de Janeiro, RJ.

Cine Theatro Íris – Dir. Alessandra Sampaio | Documentário | colorido | 13’ | 2004 | Classificação: 16 anos | Rio de Janeiro, RJ. 

Cine Pornô – Fragmentos de Desejo e Medo – Dir. Luis Teixeira Mendes | Experimental | colorido | 5’ | 2022 | Classificação: 18 anos | Rio de Janeiro, RJ.