O Grupo de Estudos e Pesquisas Ciensinar, coordenado pela professora Fernanda Bassoli Rosa, atuou em diversas frentes de extensão, com vistas à formação de professores e socialização dos saberes junto à comunidade.
O Programa Ciensinar, como fora apelidado, buscou reunir uma série de ações que traduzem os objetivos do Grupo de Estudos, estruturada em diversos projetos. Os projetos articulam-se a este programa em função do objetivo comum de produção e socialização de conhecimentos sobre e no ensino de Ciências Naturais, visando contribuir para a formação inicial e continuada de professores e, principalmente, para o letramento científico dos estudantes das escolas de todo o Brasil, a partir da disseminação de inovações desenvolvidas na e para as salas de aula das diferentes realidades encontradas em nosso vasto território e acessíveis a todos a partir da internet.
“Ciência Lúdica – Criação e compartilhamento de jogos didáticos voltados para o ensino de Ciências”: tem o objetivo de produzir e disponibilizar recursos didáticos lúdicos e jogos voltados para o ensino de Ciências. Coordenado pela professora Erica Maria Nascimento Dias.
“Laboratório na rede: socializando saberes na experimentação em ensino de Ciências”: tem como objetivo central divulgar possibilidades de experimentação em ensino de ciências a professores e licenciandos de todo o país a partir de vídeos produzidos no Laboratório de Ciências do Colégio de Aplicação João XXIII e publicados no YouTube. Coordenado pela professora Thamiris Dornelas de Araújo.
“O desafio da diferença no ensino de Ciências e Biologia: oficinas pedagógicas sobre preconceito e discriminação”: É coordenado pelo professor Felipe Bastos.
“Sustentabilidade: da reflexão para a ação”: tem como proposta central desenvolver, de forma colaborativa, sequências didáticas em Educação Ambiental voltadas para os alunos do ensino fundamental do Colégio de Aplicação envolvendo também as famílias. Coordenado pela professora Márcia Fernandes Pinheiro Hara.
Para o sucesso de todas as ações, os projetos contaram em diversos momentos com a colaboração de diversos bolsistas de diferentes áreas, que contribuíram para a construção de ações interdisciplinares.