Fechar menu lateral

Publicações 2020

ARAÚJO, T. D. FAKE NEWS NA ESCOLA: O ENSINO DE MICROBIOLOGIA A PARTIR DE UM JÚRI SIMULADO. I Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-Line (CONBRACIB). 2020.

 

ARAÚJO, T. D.; HARA, M. P. F.; BASSOLI, F. QUEM CONTAMINOU A MINHA SOPA? UMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA PARA A COMPREENSÃO DO SURGIMENTO DOS MICRORGANISMOS.  2º Encontro de Ensino de Ciências por Investigação (EnECI). 2020.

 

BASSOLI, F.; RESENDE, A. C. C. DO MACRO AO MICRO: DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE BIOLOGIA CELULAR E HISTOLOGIA POR MEIO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. 2º Encontro de Ensino de Ciências por Investigação (EnECI). 2020.

 

BASSOLI, F.; RESENDE, A. C. C.; BASTOS, F. DEBATENDO SOBRE ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE NA ESCOLA: desafios e resistência. In: FALEIRO, W.; GONÇALVES, V. F.; VIGÁRIO, A. F. PROCESSOS EDUCATIVOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (Orgs). p.119 (o link refere-se ao livro completo, localize o capítulo com as informações desta referência)

 

HARA, M. F. P.; DIAS, E. M. N.; BASSOLI, F.; ARAÚJO, T. D. AULAS EXPERIMENTAIS EM TURMAS DIVIDIDAS: FACILITADORAS DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. 2º Encontro de Ensino de Ciências por Investigação (EnECI). 2020.

 

RESENDE, A. C. C.; BASSOLI, F. QUESTIONAR, PESQUISAR E SOCIALIZAR PARA TRANSFORMAR: contribuições de um projeto coletivo de trabalho para o letramento científico. In: FALEIRO, W.; GONÇALVES, V. F.; VIGÁRIO, A. F. PROCESSOS EDUCATIVOS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO BÁSICA (Orgs). p.237 (o link refere-se ao livro completo, localize o capítulo com as informações desta referência)

 

RESENDE, A. C. C. A residência docente em Ciências da Natureza no Colégio de Aplicação João XXIII: memórias de experiências formativas e investigação curricular a partir da pesquisa-ação colaborativa. 2020. 142 f. Monografia (Trabalho de Formação Docente). Programa de Pós-Graduação em Residência Docente, Universidade Federal de Juiz de Fora, Colégio de Aplicação João XXIII, Juiz de Fora, 2020.