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Criando apresentações interativas com Mentimeter

Todo professor ou professora deve concordar com a dificuldade que tem sido planejar aulas nos ambientes virtuais de modo a permitir maior interação e participação da turma. Nas aulas presenciais, o contato físico e a possibilidade de interação rápida e direta com seus alunos é um elemento que faz toda a diferença na construção de aulas mais dinâmicas, que permitam que os próprios alunos construam seu conhecimento à medida que interagem com as propostas pedagógicas. Com a brusca virtualização desses processos, professores e alunos, por mais instrumentalizados que sejam, podem se sentir perdidos diante das ferramentas e do desconhecimento sobre os limites da potencialidade de exploração dos recursos. Acaba sendo inevitável focar-se nas aulas expositivas e nas atividades “frias”, com baixa interação dos alunos.

 

Então, como minimizar este problema? Não há dúvidas de que este processo é interno e envolve capacitação e um longo exercício de criatividade do professor. Mas há ferramentas que podem auxiliá-lo neste processo de promoção da interatividade. Você já conhece o Mentimeter?

 

Mentimeter é um sistema de criação de apresentações de slides que permite a interação em tempo real dos alunos com o conteúdo apresentado. Apesar de estar em inglês, não é uma ferramenta com demasiados botões ou confusa na apresentação das funcionalidades, o que permite que qualquer usuário com pouca experiência seja capaz de interagir com a plataforma. O primeiro passo é acessar mentimeter.com e solicitar a criação de uma conta clicando em sign up. Basta seguir as instruções da tela e optar pelo modo free. O usuário será apresentado à tela inicial do sistema.

 

Clicando em “New presentation” será carregada a tela de produção dos slides. Ela é bastante semelhante a uma tela de PowerPoint, mas a execução das funcionalidades é um pouco diferente. À esquerda, o usuário verá uma miniatura de todos os slides criados; ao centro, o slide atual, com o qual ele estiver trabalhando; por fim, à direita (em “Type”), é onde serão utilizados os recursos do Mentimeter para a criação dos slides. Falaremos mais diretamente desses recursos:

 

Em “Popular question types” é possível trabalhar com os recursos mais interativos da plataforma, como múltipla escolha, nuvem de palavras, questões com respostas abertas, escalas, ranking e perguntas. No modo gratuito, só é permitido trabalhar com 2 recursos deste grupo numa mesma apresentação. Falaremos sobre o funcionamento de cada um deles a seguir:

 

  • Múltipla escolha: o professor cria uma questão de múltipla escolha, que será compartilhada com os alunos em um link específico, com a inserção de um código. O código é mostrado na tela do professor, que informa aos alunos em sua videoaula, por exemplo, que eles devem entrar em menti.com e digitar o código informado para ter acesso à pergunta. Os alunos poderão responder à pergunta, e os resultados serão mostrados em gráfico na tela de apresentação em tempo real. Há vários tipos de gráfico, e opções de configuração mais avançadas, como encerrar a enquete, ou permitir que os alunos votem mais de uma vez. A partir da criação do primeiro slide, é possível verificar em “Examples” e “Themes”, na parte superior da tela, opções de aplicação dos recursos ou alteração do tema de sua apresentação, de modo a torná-la mais interativa.

 

  • Nuvem de palavras: o professor pede que os alunos categorizem um conteúdo, situação ou ideia utilizando apenas palavras. O número de palavras que o professor pode permitir por cada aluno é definida na plataforma. À medida que uma mesma palavra for utilizada por mais de um aluno, ela será mostrada em destaque. É uma boa atividade para avaliação da percepção geral do grupo sobre determinada temática. O modo de acesso é idêntico ao descrito para o item anterior. Neste tipo de atividade, pode ser interessante que o professor tenha controle sobre palavras inapropriadas, como palavrões, por exemplo, para que não sejam exibidas na tela. Neste caso, em “Configure”, na parte superior da tela, é possível aplicar filtros para a língua portuguesa.

 

  • Open Ended: o professor fará uma pergunta que pode ser respondida em 250 caracteres. As respostas são exibidas na tela, em quadrinhos separados.

 

  • Escale: é ideal para perguntas que envolvam respostas com categorizações. Ex: Numa escala de 0 a 5, como você se sente nesta quarentena? O aluno terá, para cada alternativa, a opção de mover a barra para os valores de 0 a 5. O mentimeter mostrará um gráfico que represente as médias das respostas.

 

  • Ranking: é ideal para questões que envolvam a seleção de várias opções de resposta, em ordem de preferência. Ex: Quais atividades remotas você mais gosta? O mentimeter exibirá um gráfico com as opções na ordem de preferência dos alunos.

 

  • Por fim, a opção “Q&A” é ideal para oferecer um espaço para perguntas gerais dos alunos. O professor pode permitir que o aluno apenas escreva perguntas, mas os outros não a vejam, ou pode liberar para que todos vejam as perguntas uns dos outros.

 

Todos os resultados podem ser guardados através de download do gráfico apresentado nos slides, mas a opção de geração de um arquivo de excel com informações mais detalhadas só está disponível para a versão pro.

 

Há outras opções de recursos, como “Quiz competion”, que permite trabalhar com perguntas objetivas com uma única opção de resposta; há também opções gerais de criação de slides, como título, parágrafo, inserção de imagem e vídeo, dentre outros, que podem ser úteis no momento da explicação de um determinado tema.

 

Ao finalizar o preparo da apresentação, o professor poderá clicar em “Present” para gerar sua apresentação em tela cheia; todos os recursos que tiver implementado darão instruções aos alunos, para o caso de a tela estar sendo transmitida. Os alunos poderão responder utilizando o navegador de um computador ou celular, ou ainda baixar o app do Mentimeter. Na opção de “compartilhar”, o professor terá acesso a outros recursos de divulgação da sua apresentação, como gerar um Qr code, divulgar link direto, embedar num site, dentre outros.

 

O Mentimeter é uma ferramenta ideal para interação síncrona, pois o professor precisa estar com determinado slide aberto em sua tela para que os alunos vejam a pergunta. Caso não esteja, os alunos terão acesso apenas às perguntas do último slide que o professor abriu. O ideal é que os alunos respondam às perguntas durante uma interação síncrona, como uma aula ao vivo, e o professor bloqueie o recebimento de novas respostas logo depois.