A execução de atividades experimentais de cunho prático na escola encontra uma série de desafios, sendo um deles a ausência de laboratórios, equipamentos e outros materiais para a execução de atividades. A plataforma PhET é uma iniciativa da Universidade de Colorado que explora o conceito de simulações aplicáveis ao campo das ciências da natureza e matemática, permitindo trabalhar, a partir de recursos digitais, conceitos para os quais a experimentação possa contribuir para o processo de aprendizagem. É importante ressaltar que, como qualquer simulação, o PhET também apresenta limitações, e seu uso deve ser mediado pelo professor durante todo o processo de utilização.
Apesar de possuir aplicativo, para celulares com sistema operacional android é necessário o pagamento de uma taxa (R$3,20) para baixar e utilizar o serviço; porém, a melhor experiência ocorre em navegadores, preferencialmente em computadores.
Para iniciar a exploração do site, acesse https://phet.colorado.edu/pt_BR/. Todas as simulações disponíveis podem ser acessadas sem a necessidade de login, porém para obter todos os recursos da plataforma de forma gratuita é necessário realizar um cadastro. Para tanto, o usuário deve clicar no ícone de um bonequinho disponível no canto superior direito da página e, em seguida, clicar em “cadastre-se”. Após o preenchimento de um pequeno formulário de dados cadastrais, será enviado um e-mail de confirmação do cadastro no endereço confirmado para cadastro da conta. Caso em algum momento do processo o site fique em inglês, é possível alterar a opção de idioma no fim da página.
No menu, ao clicar em “simulações”, o usuário terá acesso a um conjunto de filtros que permitem identificar as simulações já disponíveis na plataforma. É possível escolher visualizar por área do conhecimento, nível de ensino (primário, ensino fundamental, ensino médio ou universidade) ou dispositivo (tablet ou notebook). Ainda é possível optar por visualizar todas as simulações juntas, ou filtrar por idioma (Simulações > traduzir sims).
À frente de cada título, na primeira coluna mostrada, alguns símbolos poderão aparecer. Eles se referem ao recurso computacional necessário para executar a simulação. O símbolo semelhante ao escudo refere-se ao HTML5, o que significa que a simulação é executada no próprio navegador, sem a necessidade de nenhum download; O símbolo “f” refere-se ao adobe flash player, e nesses casos será necessário que o serviço esteja previamente habilitado no navegador; por fim, o símbolo que lembra uma xícara de café refere-se ao java, que também deve estar instalado previamente no computador para que a simulação possa ser executada; neste último caso a simulação também deve ser baixada no computador do usuário. À direita, as simulações podem ser abertas clicando-se no ícone de “Play”, ou baixadas (no caso das simulações em flash e java, será baixado apenas um atalho para a reprodução do material).
Nas simulações, um ou mais conceitos são abordados através de um modelo de fenômeno que permite algum nível de interação do usuário, alterando e controlando parâmetros. Por exemplo, na simulação “Estados da matéria: básico”, o aluno pode escolher, dentre algumas substâncias, o seu estado físico e o nível de agitação de suas partículas. Pode aquecer ou resfriar a substância para verificar o que ocorre conforme se altera a temperatura.
Navegando a partir de outros filtros, como nível de ensino ou área, as simulações serão apresentadas com mais recursos. Ao clicar-se sobre o material desejado, o usuário terá a opção de baixar o material ou copiar o código html que permite fixa-lo num blog, caso o professor o tenha.
Além disso, há uma série de itens disponíveis abaixo da simulação a partir dos quais o professor terá mais informações sobre o material, como os objetivos de aprendizagem já estabelecidos para aquela simulação, ou mesmo poderá baixar sequências didáticas, dicas para professores (produzidas pelo próprio PhET) ou mesmo materiais deixados por outros usuários, como exercícios aplicados, roteiros aplicáveis àquela simulação ou outras discussões e reflexões interessantes. Qualquer usuário pode contribuir deixando sua atividade disponível na plataforma. São encontrados materiais em português, espanhol e inglês, a depender da origem a postagem.