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Dinamizando aulas ao vivo com lousas virtuais interativas: conheça o classroom screen

Não é novidade que as aulas remotas, videochamadas ao vivo realizadas entre professores e alunos, são um dos recursos possíveis para tempos de pandemia, e têm sido utilizadas em várias escolas. Em tempos de distanciamento social e adaptação das atividades pedagógicas para o ambiente virtual, a perda da interatividade e a dificuldade de explicitação de conteúdos de forma clara e sem ruídos na comunicação são apenas alguns dos grandes desafios que os professores têm enfrentado. Mesmo nas aulas virtuais, é comum professores apontarem que raramente os alunos interagem somente via chat, ainda assim de forma bastante limitada. Neste sentido, utilizar recursos que tornem as aulas mais atrativas e criem maior expectativa de engajamento durante as aulas pode diminuir o efeito negativo da distância física sobre a interatividade, condição importante para a aprendizagem. Pensando nisso, testamos uma plataforma que funciona como lousa digital e pode auxiliar professores nessa tarefa: o classroom screen.

 

O classroom screen é, na prática, uma lousa virtual que, embora possua recursos exclusivos para usuários pro, funciona muito bem no modo gratuito e apresenta recursos bem interessantes. Discorreremos sobre o uso dessa plataforma e seus principais recursos a seguir.

 

O primeiro passo é acessar https://classroomscreen.com/. É possível clicar em “Lauch Classroom screen” e acessar uma lousa virtual diretamente, mas recomendamos a realização de um cadastro prévio, pois alguns recursos só ficam disponíveis para usuários logados. É possível registrar-se com uma conta Google ou Microsoft rolando a página um pouco para baixo e clicando em “Sing up”, ou, caso já tenha carregado uma lousa virtual, clicar no ícone de casinha disponível no canto superior esquerdo da lousa.

 

Uma vez carregada a lousa e realizado o login, ela já está pronta para uso. A lousa carrega com uma imagem de fundo padrão, mas o usuário pode alterar o fundo clicando em “Background”, primeiro botão da barra de ferramentas da parte inferior da tela. É possível escolher fotografias, fundos sólidos de várias cores, bakcgrounds animados, ou mesmo um fundo de quadro negro.

 

No botão “random name”, o professor pode sortear nomes. É um recurso bastante útil quando os alunos estiverem apresentando uma atividade ou o professor deseje convidar alunos ao engajamento. Basta listar os nomes a serem sorteados e clicar em “choose” para sortear. O sorteio pode ser repetido quantas vezes for necessário, e as informações aparecem na tela. Quando o sorteio terminar, basta o professor fechar o quadro de sorteio clicando no “X”, e a lousa se apaga.

 

O botão “dice” serve para jogar dados. É muito útil para professores das séries iniciais ou que estejam desenvolvendo jogos durante a aula. É possível escolher entre jogar 1, 2 ou 3 dados simultaneamente.

 

O botão “sound level” é um controle de volume. É perfeito para professores atuantes nos anos iniciais do ensino fundamental. Caso os alunos precisem falar simultaneamente, ou não tenham o hábito de desligar os microfones durante a aula, o professor pode configurar um nível máximo de volume tolerado, acima do qual um sino tocará avisando aos alunos sobre a necessidade de diminuir o barulho desligando os microfones, por exemplo.

 

Em “media”, é possível adicionar imagens, vídeos do YouTube ou mesmo a webcam do professor à lousa virtual. 

 

O recurso “qr code” pode facilitar o acesso dos alunos a sites específicos que eles necessitem consultar durante a aula. O professor, ao clicar neste botão, insere o site que desejar indicar para os alunos e, em seguida, o sistema cria um qr code na tela.

 

O “draw” funciona como uma caneta para escrever com o mouse ou touchpad, ou, caso o professor esteja utilizando o celular, o próprio dedo, enquanto o “text” insere textos propriamente ditos na lousa.

 

Além desses recursos de uso prático, a lousa conta com botões de símbolos (“work symbols” e “traffic light”), que servem para informar os alunos de forma rápida sobre qual o momento da aula ou qual a necessidade para aquele momento (fazer silêncio, falar baixo, atenção, etc), e recursos de contagem de tempo, como o “timer” (contagem regressiva) e o “stopwatch” (contagem progressiva”. Também é possível carregar um calendário na lousa ou mostrar um relógio.

 

Clicando no símbolo de casinha na parte superior esquerda da lousa, o professor pode acessar outros recursos, como o “new group marker”, que o professor pode utilizar para fazer divisões de grupos de trabalho.

 

As imagens estáticas da lousa podem ser salvas como imagem clicando-se no ícone de engrenagem da parte direita da tela. 

 

Um ponto negativo do uso dessa lousa é que ela não é uma ferramenta compartilhada, não admitindo edição compartilhada pelos alunos. Logo, este é um recurso que deve ser utilizado, no contexto de ensino remoto, na transmissão de tela do professor durante aulas remotas.