Como criar apresentações interativas utilizando Genially

Genially é uma plataforma multifunções especializada em recursos digitais para o desenvolvimento de estratégias gamificadas, o que oferece uma gama de possibilidades de criação de ferramentas de ensino. O objeto principal dessa plataforma é a exploração de ambientes semelhantes a slides, mas nem de longe a Genially se resume a isso. Ela é bastante completa e oferece uma série de recursos interessantes, e por isso essa plataforma será explorada em mais de um post aqui no Ciensinar. Infelizmente, ela ainda não possui tradução para a língua portuguesa, mas assim como diversas outras ferramentas que já testamos aqui, isso não chega a ser uma dificuldade para o uso, visto que os botões e recursos são localizados de modo que o usuário os utilize de forma intuitiva. Porém, caso necessário, é possível escolher o melhor idioma entre inglês, francês ou espanhol. A Genially possui uma versão premium, mas a partir do modo gratuito já é possível explorar diversos recursos e funcionalidades.

O primeiro passado para conhecer os recursos do Genially é entrar em https://www.genial.ly/en e criar uma conta gratuita. É possível realizar o cadastro utilizando uma conta Google, Microsoft, Linkedin ou Facebook, por exemplo.

Ao entrar na tela inicial, o usuário pode visualizar uma série de recursos disponíveis. Discorreremos sobre as definições básicas de cada um deles:

Presentación: assemelha-se a uma apresentação de power point, porém possui o diferencial de oferecer cenários animados de forma simples e com vários templates semi-estruturados, que o usuário pode modificar e adequar aos seus interesses e objetivos. Além das animações, é possível produzir apresentações interativas a partir da inserção de ícones animados, onde o aluno não apenas acompanha os slides mas também tem acesso a materiais extras interagindo com os botões.

Dossier e informes: é bem parecido com o recurso “presentación”, porém ele oferece alguns templates aplicáveis a apresentação de relatórios, por exemplo.

Learning Experience: aqui o foco principal é a realização de quizzes, mas há atividades semi-estruturadas que vão além disso, como “descubra a imagem escondida”, “encontre os opostos”, “selecione no mapa”, “quizvideos”, dentre outros recursos.

Gamificación: sem dúvidas, esse é o melhor do universo Genially, pois é o local onde estão diversos recursos de gamificação, desde flashcards e apresentação de objetos de leitura interativos até jogos de perguntas e respostas que aliam recursos de jogos clássicos, como corrida, jogos de tabuleiro, sinuca, scape game, dentre outros. Exploraremos melhor este recurso em um próximo post.

Imagen interactiva: este recurso, como o próprio nome diz, permite a inserção de botões de interatividade em imagens. É possível, por exemplo, utilizar uma imagem de uma obra de arte, e agregar a ela botões que apontem para um vídeo sobre sua história, um pequeno texto de definição ou outra imagem associada. É bastante útil para aulas de artes, geografia (trabalho com mapas e geolocalização), e biologia (estruturas anatômicas), por exemplo.

Infografía horizontal: este recurso atende à criação de infográficos em formato de slide, sempre garantindo recursos de interatividade próprios da plataforma. É bastante útil para a elaboração de esquemas nos quais seja difícil organizar todas as informações em uma única tela de forma estática.

Infografía vertical: é o mesmo recurso acima, porém em formato “retrato”, ideal para visualizar em telas de celular.

Guia: permite criar apresentações de slides que necessitem ser guiadas por tópicos. Assim, o aluno pode navegar pelos tópicos de seu interesse clicando em palavras-chave que funcionam como um índice.

Videopresentación: é uma apresentação de slides, porém roda sozinha com transições leves entre um slide e outro, trazendo a sensação de que se está assistindo a um vídeo. É possível inserir trilha sonora, inclusive.

Personal branding: este recurso, embora seja mais voltado para o ambiente empresarial, tem aplicações possíveis em atividades pedagógicas. O usuário pode encontrar templates de currículos interativos, páginas de portfólio, layouts para cartões de visita, etc. Caso o professor esteja trabalhando com a construção da identidade e auto imagem, por exemplo, o templates dessa categoria serão de grande valia.

Social: é pensada para a construção de conteúdo imagético para redes sociais. Bem semelhante a plataformas como Canvas e Easel.ly neste quesito, permitem produzir posts interativos. A maior desvantagem dessas aplicações é que o recurso de salvar o post como imagem só está disponível para usuários premium, mas é possível compartilhar a arte produzida através de um link.

Por fim, é possível criar qualquer recurso totalmente a partir do zero,  partir do recurso “En blanco”.

A título de exemplificação, veja no link abaixo um template semi-estruturado de uma apresentação de slides interativa.