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Como criar exercícios gamificados com Quizizz

O Ciensinar tem testado, desde o início do período de isolamento social, diversas ferramentas que podem auxiliar o professor na produção de aulas e atividades mais dinâmicas, interativas e divertidas durante as aulas remotas. Quando o assunto é a aplicação de exercícios e atividades, há inúmeras ferramentas novas surgindo todos os dias, cada uma com particularidades que podem tornar seu uso mais apropriado para determinadas situações. Aqui, no site do Ciensinar, já produzimos textos explicativos sobre as funcionalidades de alguns desses aplicativos, como o Socrative e o Kahoot, que tem sido largamente utilizados na elaboração de atividades. Hoje, falaremos de mais uma dessas ferramentas: o Quizizz.

 

O Quizizz é de modo semelhante ao Kahoot, uma plataforma de elaboração e aplicação de testes (quizes) que envolvem perguntas e respostas de múltipla escolha rápidas, e funciona com um envio de código para o aluno, não requerendo que necessariamente este tenha o app instalado em seu celular. Porém, a ferramenta apresenta mais opções de configuração da atividade, como a possibilidade de omitir ou mostrar rankings de pontuação durante a execução, ou a ativação de pacotes de memes que podem ser agregados às perguntas. Apesar de estar em inglês, a ferramenta é bastante intuitiva tanto para professores quanto para alunos. E, claro, como as atividades em si são totalmente personalizadas pelo professor, elas serão produzidas em português!

 

O primeiro passo para a utilização da ferramenta é acessar https://quizizz.com/ e criar uma conta clicando em “Sign up”. É possível cadastrar um endereço de e-mail ou acessar utilizando a conta google do usuário. O professor deverá ainda escolher se o uso principal da plataforma é pessoal ou no contexto escolar, e indicar que ele está se cadastrando como professor-usuário. Seguidos todos os passos, o usuário terá acesso à sua tela inicial, de onde será possível criar e explorar atividades.

 

Logo na tela inicial, o Quizizz mostra outras atividades elaboradas por outros usuários da plataforma que podem ou não serem utilizadas pelo professor. Apesar de a maioria das atividades estar em inglês ou espanhol, é possível encontrar certa variedade de materiais em português. Caso o professor tenha interesse em aproveitar um quiz já elaborado por outro usuário, deve clicar sobre ele e, em seguida, clicar em “Start a live quiz” para iniciar um quiz ao vivo com os alunos, ou em “Assign homework” para que o quiz possa ser respondido de forma assíncrona, sem a presença do professor no momento da execução. É importante que o professor leia atentamente a todas as questões e verifique se deseja alterar algo. Se for o caso, basta clicar em “edit” e uma cópia do arquivo é gerada na biblioteca do professor para que todas as alterações não afetem o arquivo original. Mesmo que o professor opte por reproduzir o material do modo como foi disponibilizado por outro autor, o professor tem acesso a todos os dados sobre o desenvolvimento do quiz no espaço “reports”.

 

Numa atividade síncrona, o professor pode monitorar em tempo real o desenvolvimento da atividade. Há a opção de o professor permitir que cada aluno faça as atividades no seu ritmo, ou ainda, que ele controle o avanço das atividades à medida que todos forem respondendo. Em atividades assíncronas, isso não será necessário, bastando selecionar uma data-limite para responder o quiz, e selecionando opções gerais de configuração, como se as respostas deverão ser mostradas após o aluno indicar sua alternativa, se haverá nova chance para responder questões respondidas incorretamente, se haverá tempo para responder a cada questão, se perguntas e respostas serão randomizadas, dentre outras funções.

 

Executando uma atividade no Quizizz

Ao iniciar uma atividade, o professor verá em sua tela um link e um código. De modo semelhante ao kahoot, esse código e link devem ser enviados aos alunos. O aluno, de posse do link, e inserindo o código, poderá inserir seu nome para começar, ou se o professor tiver configurado o quiz para gerar um nickname para ele, este poderá ser gerado. O professor poderá acompanhar em tempo real o desenvolvimento das atividades, mesmo se forem assíncronas, tendo acesso a um relatório completo do quiz em “Reports”, disponível no menu à esquerda. É possível visualizar as questões que geraram mais erros e acertos, conferir o rendimento individual dos alunos, ou baixar um arquivo de excel com todas as informações.

 

Criando um quiz do zero

Clicando em “create”, o professor pode iniciar a elaboração do seu quiz totalmente do zero, definindo, primeiramente, se sua atividade será síncrona (professor e alunos estão conectados ao mesmo tempo, e o professor pode controlar o aparecimento das perguntas, se desejar) ou assíncrona (cada aluno faz no seu horário, dentro de um prazo pré-definido).

 

A tela de edição de um quiz é semelhante a uma apresentação de slides. O professor pode fazer uma capa para seu questionário/quiz, ou criar outros slides acessórios que instruam o aluno sobre como proceder. Ao clicar em “Add slides”, na parte inferior esquerda da tela, o professor deve escolher qual é o tipo de questão que ele está criando. Discorreremos sobre cada um desses tipos e suas aplicações:

 

  • Multiple choice: são questões simples de múltipla escolha, onde somente uma alternativa deverá ser marcada;
  • Checkbox: é um tipo de questão que admite mais de uma alternativa a ser marcada. Deve ser definida pelo professor previamente. Se um aluno marcar as opções corretas mas adicionar outra opção que não deveria ser selecionada, o sistema interpreta sua resposta como incorreta;
  • Fill-in-the-blank: nesse tipo de questão, o aluno deverá completar uma lacuna escrevendo uma palavra ou pequena expressão. No momento da elaboração, o professor deverá definir todas as respostas possíveis de serem aceitas como corretas. O aluno só vê a frase com sua lacuna e pode digitar a resposta num campo específico;
  • Pool: é um tipo de questão em que não há uma resposta certa ou errada, mas o professor deseja ter uma visão rápida sobre quais conhecimentos/opiniões representam a maioria dos alunos. Neste espaço, de um conjunto de opções o aluno poderá marcar uma que o melhor represente, e imediatamente um gráfico começa a ser gerado para o professor com o número de respondentes.
  • Open ended: esse é um tipo de questão para respostas escritas de forma livre. O texto da resposta não pode ser demasiadamente grande, e a questão não é corrigida automaticamente pela plataforma.

 

Uma vez elaborada a atividade e publicada, os mecanismos de configuração são os mesmos de uma execução de quiz de terceiros.

 

Ainda é possível criar uma sala de aula para direcionar atividades às suas turmas, ou, se preferir, é possível exportar os nomes e classes vinculados ao seu google classroom. Em atividade assíncronas, sempre será possível vincular um quiz a uma ou mais turmas previamente cadastradas.