Fechar menu lateral

Padlet – criando murais interativos com seus alunos

O padlet é uma ferramenta que permite a criação de quadros virtuais que podem ser muito úteis na organização da rotina de trabalho em sala, ou mesmo organizar determinado conteúdo. Ele pode ser utilizado tanto como um instrumento de demonstração de conteúdos e ideias, quanto permitir a interação com seus alunos, admitindo a criação de novos itens no quadro, comentários e reações. A plataforma é extremamente intuitiva e oferece variados formatos de quadros possíveis. A desvantagem da plataforma está no número de murais que podem ser criados e compartilhados no modo gratuito, apenas 3. É possível apagar materiais antigos para trabalhar com novas produções. Ainda existe a opção de arquivar materiais antigos, porém nessa modalidade será necessária a adesão ao modo pro para desarquivar as produções. Apesar desses inconvenientes, acreditamos que a plataforma ainda assim tem potencial de uso e deve ser explorada. 

 

O primeiro passo para testar os recursos da plataforma é acessar https://padlet.com/ e  clicar em “Inscrever-se gratuitamente”. É possível cadastrar e-mail e senha, ou, caso o usuário prefira, pode logar com uma conta google, microsoft ou apple.

 

Ao logar, imediatamente o usuário tem acesso à tela inicial de produções. A tela é minimalista, e por este motivo, é fácil se localizar diante das opções disponíveis. Na parte superior da tela, o usuário pode criar um padlet (quadro), entrar em um padlet de terceiros, caso tenha o link que aponte diretamente para ele, ou acessar a galeria, que é um repositório de padlets públicos. Nessa opção, é possível clonar padlets para adaptar, ou mesmo aprender sobre aplicações dos modelos disponíveis. A desvantagem desses padlets é que a maioria está em inglês, mas é possível escolher como o material deve ser clonado (somente fundo e título, conteúdo dos quadros, etc). No menu da lateral esquerda, o usuário pode verificar padlets compartilhados, curtidos, arquivados ou criados, e ao centro, são mostrados os projetos referentes a cada item do menu. Sem dúvida o espaço mais utilizado será o item “criados”, onde o usuário verá suas produções em pequenos quadros que podem ser carregados completamente.

 

Clicando em “Criar um padlet”, o usuário terá acesso a um conjunto de modelos de templates que podem ser utilizados para produzir seu material. Discorreremos rapidamente sobre eles:

 

Mural: é possível criar pequenos quadros, como se fossem post-its, com conteúdos, instruções ou atividades. A desvantagem é que neste espaço não é possível mover os posts de lugar ao longo do mural, embora seja possível dispô-los um ao lado do outro e um abaixo do outro, na ordem em que foram produzidos.

 

Tela: é bem semelhante ao mural, mas é possível mover os posts de lugar quando quiser, além de essa ferramenta oferecer a opção de ligar os elementos, como num mapa mental.

 

Lista: cada post será exibido um abaixo do outro, como uma lista. É possível mover os elementos de lugar.

 

Grade: todos os posts são alinhados em linhas e colunas, como se fossem de fato quadros de uma grade. É possível mover os elementos de lugar, caso o usuário queira.

 

Coluna: neste espaço primeiramente o usuário é convidado a criar nomes para suas colunas. Com as colunas criadas, ele pode adicionar novos posts em cada uma delas. É ideal para separar posts que precisam ser agrupados por tema.

 

Conversa: é um recurso de chat, ideal para interagir de forma rápida com os alunos. Basta digitar uma mensagem curta e publicar, e uma é alinhada abaixo da outra, com informações sobre o usuário que postou e o horário no qual foi publicada. A sensação é de fato uma conversa de whatsapp.

 

Mapa: o principal diferencial dessa modalidade é a seleção de pontos específicos de um mapa, que podem estar vinculados a posts que trazem informações diversas. É possível trabalhar mapas globais, ou carregar mapas da cidade do aluno, por exemplo.

 

Linha do tempo: como o próprio nome diz, é um recurso que permite a inserção de eventos que ocorrem numa determinada ordem cronológica. À primeira vista, pode parecer uma ferramenta de uso exclusivo de professores de história, mas a linha do tempo pode ser utilizada em outros contextos, sendo muito útil em trabalhos sobre eras geológicas, história da evolução de determinados grupos, história da evolução do pensamento científico sobre determinado tema, dentre outros.

 

Criaremos, a título de exemplo, uma linha do tempo. A enorme maioria dos recursos de personalização utilizados nessa produção também são aplicáveis aos outros templates.

 

Logo que o usuário abrir seu padlet, uma aba à direita será carregada. Neste espaço é possível alterar o nome e descrição do padlet, adicionar um ícone que represente a produção, trocar papel de parede ou aplicar fundo com cor sólida ou degradê, definir se o padlet aceitará comentários ou reações, se será moderado pelo autor, dentre outras configurações. Após as configurações serem realizadas, essa aba deve ser fechada para iniciar a produção de conteúdo. 

 

Na lateral direita inferior há um sinal de +, que representa a criação de um post. Neste post podem ser inseridos título, descrição, imagem, links para vídeos ou imagens, gravação de tela ou voz, dentre outros recursos. Imediatamente o post é criado e alinhado ao início da linha do tempo. À medida que novos posts forem criados, é possível trocá-los de lugar, se necessário.

 

Ao concluir a criação de um padlet, o usuário tem, no canto superior direito, a opção de clonar o arquivos, compartilhá-lo ou recarregar a aba de configurações. Para compartilhar um padlet, o usuário deverá definir as opções de privacidade do material, como se será público ou restrito, ou ainda, se ele exigirá senha para acesso. Também é possível definir se os usuários terão permissão para visualizar, escrever comentários ou editar o arquivo. Definidas as configurações de privacidade, é possível gerar um link para compartilhamento, incorporar a um site, compartilhar nas redes sociais, dentre outros recursos. Existe a opção de salvar o material como imagem, mas para nosso teste, este recurso não funcionou bem, encavalando alguns posts.

 

Para conferir como fica produzida uma linha do tempo, confira no link abaixo um exemplo que produzimos para este post.

https://padlet.com/thamirisdornelas/ypccv6gutwktxc3y