Fechar menu lateral

Easelly: uma plataforma para a criação de infográficos

Atualmente, os professores buscam produzir materiais didáticos personalizados, pois o processo de educar é dinâmico e nem sempre é possível encontrar materiais prontos do modo como o professor deseja e com o enfoque que ele necessita. O Easelly é uma plataforma que permite criar infográficos a partir de modelos semi-estruturados, ideal para aqueles que não possuem experiência com softwares de edição de imagens, mas desejam produzir um material personalizado para suas aulas. O professor pode produzir esquemas, simular notícias, ou apresentar conteúdo de modo mais atrativo para aplicação em sala de aula. A plataforma é totalmente em inglês, mas o uso bem é intuitivo. O modo gratuito oferece um número limitado de layouts para a construção de infográficos, o que não prejudica em nada a experiência na plataforma, mas caso o professor tenha interesse em ampliar suas opções, ele pode optar por fazer upgrade para o modo pro.

 

Após acessar https://www.easel.ly/ o professor deve clicar em “create you free account” para criar uma conta gratuita. Dessa forma, ele poderá realizar um cadastro de usuário e senha ou, se preferir, realizar login com sua conta google ou facebook.

 

O ambiente da plataforma é bem limpo e com poucos botões, o que facilita no entendimento do usuário. Na porção superior da página, em “my visuals”, o professor terá acesso às suas últimas produções salvas; ao rolar a página um pouco mais para baixo, ele tem acesso ao “Public Visuals”, layouts prontos e gratuitos disponíveis para uso. Mais abaixo na página, ainda é possível utilizar infográficos produzidos pela comunidade de usuários “Community infographics”. Para abrir o template, basta clicar no modelo que mais se adequa às necessidades. É possível aplicar um filtro ou utilizar palavras-chave (em inglês) para encontrar infográficos definidos pelo tema. Caso nenhum layout agrade o usuário, ele deve clicar em “blank template” (na porção superior da página) para criar seu próprio infográfico a partir do zero.

 

Ao clicar em um infográfico semi-estruturado, o usuário terá acesso ao arquivo editável, com uma barra de configurações no topo da página através da qual é possível definir tamanho da imagem do infográfico, orientação (retrato ou paisagem), opções de download, etc, e uma barra de ferramentas mais próxima à imagem, com a qual ele poderá inserir elementos (personagens, objetos, gráficos) disponíveis na própria plataforma, ou mesmo importar imagens do seu computador para compor o material. Também é possível alterar a cor do fundo ou selecionar outro layout de fundo, sem alterar os outros elementos do infográfico. Clicando sobre o texto na própria imagem, o professor pode apagá-la, alterá-la, modificar a fonte ou mover uma porção de texto para outra região. Clicando sobre uma imagem do infográfico, também é possível apagá-la ou movê-la. Ao concluir o projeto, deve-se clicar em “save”, localizado na parte superior da tela, à direita. Por definição, todos os infográficos produzidos no modo gratuito devem ser públicos, o que permite que outros usuários tenham acesso ao seu material e possam modificá-lo (o arquivo original não é afetado).

 

Para salvar o arquivo em seu computador, é necessário ir até a barra de configurações e clicar em “download”, selecionando a opção que melhor se encaixa às necessidades. No modo gratuito só é possível salvar o infográfico como uma imagem de baixa qualidade, enquanto as opções de salvar como imagem em alta qualidade ou salvar como pdf só estão disponíveis na modalidade pró. Nosso arquivo de exemplo foi salvo em 855×760 pixels, o que consideramos suficiente para uso em redes sociais ou na composição de material didático impresso. Os arquivos mais recentes salvos na plataforma serão mostrados no campo “My visuals”, e podem ser acessados/modificados a qualquer momento.

 

Esse é um modelo de infográfico que foi criado para exemplificar: https://www.easel.ly/browserEasel/11397971