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Criando mapas mentais com Goconqr

De todas as plataformas apresentadas até o momento, a Goconqr é a única totalmente em português! É um conjunto integrado de ferramentas para criação de conteúdo. Embora alguns recursos só estejam disponíveis na modalidade pro, a plataforma permite a criação de vários tipos de materiais no modo gratuito, embora a exibição de propagandas seja o maior inconveniente dessa modalidade. Nesse post iremos apresentar a ferramenta para criação de mapas mentais.

 

Os mapas mentais são ferramentas extremamente úteis na aprendizagem de determinados conteúdos, pois permitem que o aluno revisite o conteúdo de forma ampla, resumida e realize conexões imediatas com outros temas. Pode ser tanto uma ferramenta utilizada em sala para apresentar as conexões que um determinado conteúdo permite realizar, quanto em casa, pelo aluno, como material de estudos. No Goconqr os mapas mentais podem ser apresentados em animação, ou mesmo serem impressos e/ou utilizados de forma estática. 

 

Para  explorar os recursos da plataforma, é necessário acessar o site goconqr.com/pt-BR e realizar cadastro (também pode-se entrar com conta google ou facebook).

 

Após a realização do cadastro, a plataforma aplicará um questionário rápido para aperfeiçoar a experiência do usuário. Nessa etapa o professor deverá informar alguns interesses, como área de atuação e séries para as quais deseja mais conteúdo.

 

A página inicial será aberta. Para iniciar a criação de um mapa mental, basta clicar em “criar”, e selecionar a opção “mapa mental”.

 

Uma tela de produção será iniciada. A plataforma é autoexplicativa e dá instruções sobre como iniciar a criação. O primeiro tópico será o ponto principal do mapa mental. Para escrever sobre ele, basta dar dois cliques no quadrinho. A sua cor também pode ser alterada na barra de ferramentas localizada na parte superior. Para criar um novo tópico, clique no tópico-origem, no sinal de “+” e arraste para o ponto em que se deseja abrir o tópico relacionado. Caso não fique bem posicionado, é só arrastá-lo. Também é possível alterar a cor desses tópicos, bem como o tamanho e a fonte dos mesmos. Basta utilizar as ferramentas do próprio tópico.

 

Durante o processo de criação é possível inserir notas sobre um determinado tópico, ou anexar outros materiais referentes a outros recursos da plataforma, como fluxogramas, quizes ou slides que tenham relação com o seu conteúdo e sido previamente criados e publicados na plataforma. Para anexar outros recursos da plataforma ao tópico, basta clicar sobre ele e, em seguida, clicar no “clipe”. Para criar uma nota referente ao tópico, basta clicar no símbolo de prancheta que aparece ao lado, e escrever a nota. Após criar a nota, não é necessário salvá-la, basta clicar fora do campo dos tópicos e o símbolo ficará evidente para aquele tópico.

 

Também é possível inserir recursos de multimídia ao mapa mental, como imagens e documentos de seu computador, ou mesmo vídeos do YouTube e áudios disponibilizados para acesso livre na plataforma SoundCloud. Para isso, basta clicar, na aba superior, em “inserir recurso multimídia”, realizar upload do seu arquivo a ser inserido ou inserir o link do arquivo da internet que deseja agregar ao mapa mental. Caso seja inserido um link para um vídeo, a imagem de capa do vídeo aparecerá na tela, podendo ser arrastada para qualquer ponto. Ao clicar sobre ela, o aluno poderá ver o vídeo.

 

É possível visualizar o mapa mental do modo como ele será exibido aos alunos antes de disponibilizá-lo. Para isso, basta clicar na lupa localizada na barra superior, à direita, e o mapa será exibido. Note que um botão ativa a reprodução automática da animação, mas você pode utilizar os botões de seta para a direita e esquerda para ir e voltar sobre os tópicos. Por padrão, o mapa será exibido na seguinte ordem: tópico principal, tópico secundário (ou tópicos), seguido de todos os tópicos que se relacionem a um tópico secundário, até que se esgotem, passando para todos os tópicos que se relacionem a outro tópico secundário. Por último o mapa exibe as imagens inseridas de forma mais detalhada, além de vídeos e áudios. As notas não abrem automaticamente, sendo necessário clicar sobre ela para visualizar o seu conteúdo, no momento em que seu tópico relacionado é exibido.

 

Ao concluir seu mapa mental, ele pode ser compartilhado com seus alunos através de um link, que pode ser publicado no Facebook, num blog do professor ou num grupo de Whatsapp, por exemplo. Os alunos terão acesso ao mapa mental sem a necessidade de realizar qualquer cadastro na plataforma. Para publicar um mapa mental, clique na pasta com engrenagem na barra superior à esquerda, e em seguida, em “social”. Um link será gerado, e o professor pode disponibiliza-lo nas redes sociais e/ou blogs de sua preferência.

 

Esse é um modelo de mapa mental criado para exemplificar o que foi dito anteriormente nesse post: https://www.goconqr.com/pt-BR/mindmap/22283089/As-c-lulas-e-os-reinos-do-mundo-vivo

 

O professor também pode salvar seu mapa mental como imagem. Para isso, deve clicar na barra superior no ícone de imagem. Uma janela se abrirá e, em seguida, será solicitado que o professor nomeie seu arquivo e selecione uma pasta de seu computador na qual deseja salvar o material.

 

Ao concluir todo o processo de criação e ter salvado o arquivo, o professor pode clicar no botão de “X” próximo à barra superior, à direita. Será solicitado que algumas informações sejam inseridas acerca do material produzido, como uma breve descrição do material e a qual disciplina ele se refere, e que sejam configuradas algumas questões de privacidade. No modo gratuito, obrigatoriamente todas as produções podem ser acessadas por outros usuários da plataforma, mas é possível definir se outras pessoas podem fazer uma cópia do seu arquivo para realizarem adaptações para si (seu arquivo original não é afetado).

 

Ao fechar o arquivo e voltar à tela inicial, o professor terá acesso, na porção central, ao próprio arquivo criado, assim como a outros arquivos também disponibilizados de modo público. A ideia da plataforma é que esses materiais estejam disponíveis numa rede colaborativa na qual diferentes professores possam utilizar e adaptar materiais de outros colegas.