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Plickers – testando os conhecimentos de seus alunos praticamente sem internet

O Plickers é uma plataforma de aplicação de testes, como o Kahoot e o Socrative, mas possui a vantagem de os alunos não precisarem utilizar dispositivos conectados à internet para realizarem os testes. O Plickers pode, portanto, ser utilizado em salas de aula onde quase não haja recursos tecnológicos disponíveis. Os alunos respondem às perguntas através de cartões de resposta, que são gerados pela plataforma e impressos previamente pelo professor. O professor computa as respostas dos alunos na plataforma e os dados sobre o rendimento são emitidos em tempo real pelo aplicativo, permitindo a identificação de dificuldades de aprendizagem e/ou necessidade da retomada de determinado assunto trabalhado em sala. Apesar de ser em inglês, a plataforma é bastante intuitiva e fácil de usar.

 

Em https://get.plickers.com/, é necessário criar um cadastro clicando em “Sign Up For Free”. Caso o usuário tenha conta google, ela pode ser utilizada neste momento.

 

Cadastrando turmas e alunos

 

O primeiro passo é cadastrar suas turmas ou grupos de alunos. No canto esquerdo do menu, deve-se clicar em “New Class”. Uma janela se abrirá para que seja realizado o cadastro das turmas. Insira os nomes das turmas e, em seguida, em “Create multiple classes” ou “Create class”. Podem ser criadas até 8 turmas nessa única etapa, que deve ser realizada obrigatoriamente no site, não sendo possível realizar essa operação no aplicativo do plickers. 

 

As turmas criadas aparecerão no menu à esquerda. Para inserir seus alunos, clique sobre a turma na qual deseja trabalhar, e em seguida clique em “Add students”.

 

Será aberta uma janela para inserção de nomes. Digite o nome do seu primeiro aluno, dê enter e digite o nome do próximo aluno na linha de baixo. Ao terminar de inserir os nomes, clique em “next”. Você verá todos os nomes inseridos, com um número identificador. Caso digite os nomes na mesma sequência de seu diário, o número atribuído ao aluno no sistema será o mesmo de sua chamada. Isso irá facilitar os passos seguintes. Caso haja alguma correção a fazer, clique em “back” e corrija os dados; ao concluir, clique em “done”. 

 

Crie seu primeiro questionário clicando em “new set”, no menu esquerdo. Será aberta uma tela com um campo para inserir sua pergunta, semelhante a um slide. Digite a pergunta e as opções de resposta. É possível digitar na parte superior central o nome do teste. Não se esqueça de indicar a alternativa correta. Caso prefira, você pode selecionar a alternativa “Set as true/false”, para permitir que o aluno decida somente se a afirmativa é verdadeira ou falsa. Para adicionar outra questão, clique no sinal de “+” no canto esquerdo superior da tela. Essa ferramenta, assim como o kahoot, só permite a produção de perguntas e alternativas curtas.

 

A versão gratuita permite criar 5 questões em um único questionário. Caso você deseje criar mais questões você deve criar um novo questionário para uma mesma turma. Ao concluir um questionário, clique em “Add to Queue” para vinculá-lo a uma turma (ou turmas) na qual deseja que ele deva ser aplicado. Ao vincular uma turma ao seu teste, ela aparecerá na parte superior da tela. Feche seu teste, pois ele é salvo automaticamente.

 

Preparando para a aplicação do teste

 

Antes de aplicar o teste, é necessário baixar e imprimir os cartões de resposta. Clique em “Help”, e “Get Plickers Cards”. Na página que se abrirá, clique em “Standard Set of Cards #1-40” para abrir um documento pdf contendo os cards, que podem ser baixados e impressos. Cada card possui um código, uma espécie de “QR code”, e um número, referente ao número do aluno na turma cadastrada no sistema. Sendo assim, cada card é destinado a um aluno específico para cada turma. 

 

A versão gratuita permite baixar até 40 cards. Caso você tenha uma turma com mais de 40 alunos, será necessário cadastrá-los em outra turma para que eles possam utilizar cards repetidos numa mesma sala. Repare que cada cartão é identificado com um número; é este número que irá identificar seu aluno. O aluno usará sempre o mesmo card, para todas as perguntas. Imprima e recorte tantos cards quantos forem os seus alunos em uma única turma. Caso prefira, você pode encapá-los com papel contact fosco (o transparente pode dificultar a leitura do scanner) e utilizá-los de forma permanente.

 

Na hora de jogar os alunos deverão observar que em cada lado do card há uma letra, A, B, C ou D. Essas letras correspondem às alternativas das questões. 

 

O jogo: obrigatório o uso do App

 

O professor, conectado à internet em seu celular, deve abrir o aplicativo Plickers. Em seguida, ele deve clicar na turma na qual irá realizar o teste. Todas as opções de questionários vinculados àquela turma ficarão visíveis, ou caso o questionário não esteja vinculado, será possível fazê-lo clicando em “Add to queue”.

 

Há duas maneiras de iniciar o teste com os alunos. Caso o professor esteja conectado à internet em um computador com datashow, ele pode iniciar o teste clicando em “Now Playing”, no canto superior esquerdo da tela. Será aberta uma tela com a primeira pergunta, que pode ser projetada para os alunos. Com o app aberto no celular, o professor verá a mesma pergunta. O professor também consegue aplicar o questionário sem computador, clicando sobre o questionário  no próprio app após selecionar a turma. Neste caso, os alunos não verão as perguntas, então o professor poderá projetá-las a partir de slides previamente preparados (caso haja computador sem internet), ou, se não for possível, lê-las em voz alta, com clareza acerca das alternativas a serem escolhidas pelos alunos. Após todos os alunos terem entendido, o professor deverá clicar no botão central da parte inferior da tela do celular, que abrirá a câmera. 

 

Todos os alunos devem posicionar seus cartões de modo que a letra (alternativa) que ele deseja marcar esteja voltada para cima no desenho do cartão. O sistema computará as respostas dos alunos assim que a câmera do celular do professor apontar para o card. Para que a leitura seja correta, os alunos devem ser orientados a não colocar o dedo sobre o desenho, nem dobrarem o card. O professor terá certeza de que o scanner foi bem sucedido quando o nome do aluno aparecer na tela. Ele estará acompanhado de uma bolinha verde, caso o aluno tenha acertado a questão, ou de uma bolinha vermelha, caso tenha errado. Nos casos em que o aluno só tenha duas alternativas possíveis (verdadeiro ou falso, A ou B) e o aluno marcar outra opção (letra D, por exemplo), a bolinha será cinza, e a resposta não será computada. O professor também pode conferir quais alunos ainda não responderam clicando no mosaico à direita, no qual terá acesso ao status de todos os alunos para a pergunta. Após ler todos os cards, o professor deverá clicar no botão vermelho no centro inferior da tela.

 

Caso o professor tenha iniciado a atividade num computador conectado à internet, ele poderá mostrar o percentual de alunos que marcaram cada opção, ou a resposta correta clicando em “Show Graph” ou “Show correct” de seu celular. Essa opção é apenas um complemento e não ter um computador disponível não prejudica em nada o sucesso da atividade. Para avançar para a próxima pergunta, o professor deve clicar na seta da direita.

 

É possível consultar os resultados a qualquer momento, tanto pelo App quanto pelo site, embora no site haja mais informações e a visualização seja melhor. Basta clicar na turma, e em seguida no teste que deseja verificar. O plickers dá o percentual de acerto da turma, o percentual de acertos por questão, e o nome dos alunos que acertaram ou erraram cada uma delas. Ele não emite relatórios tão detalhados como os do socrative, mas é possível identificar quais alunos tiveram menor rendimento e qual tema foi menos compreendido, por exemplo.

 

Bônus: Em algumas situações, é possível que o aluno tenha respondido à questão corretamente, mas no scanner o professor perceba que a resposta está sendo computada como incorreta. Isso pode ocorrer quando o leitor não está devidamente calibrado. Para resolver esse problema, o professor deve, no aplicativo, clicar nas configurações (“settings”), e, em “scanner calibration”, selecionar uma opção que gire a máscara de leitura. Se não souber qual marcar, nossa sugestão é que selecione qualquer opção, e vá testando com um cartão teste qual ajusta corretamente o leitor.