Workshop Virtual ‘Analisando a Situação de Saúde no território Macrorregional- Gestão & Evidência

Em 2021, os alunos do Projeto de Extensão “Epi-Obs: Observatório de Epidemiologia Aplicada aos Serviços de Saúde” da UFJF-GV e do Treinamento Profissional “Emergências em Saúde: Qualificando a Análise dos dados dos Sistemas de Informações em Saúde, em parceria com a Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares, construíram um caderno “Análise da Situação de Saúde da Macrorregião Leste de Minas Gerais”. Dessa forma, realizou-se um evento de pré-lançamento, coordenado pela professora Waneska Alves, a fim de apresentar os principais resultados e contribuir com informação qualificada.

O Workshop ocorreu no dia 24 de março de 2022 de maneira remota, devido ao contexto epidemiológico pandêmico. A programação foi organizada abordando todos os capítulos do caderno e, após cada seção, abrindo para uma roda de conversa. Nesse último momento, os gestores da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares presentes contribuíram para o aprimoramento da discussão e validaram o conteúdo apresentado.

– Seção 1 – Apresentação da Metodologia de Trabalho do CADERNO ASIS MACRO-LESTE.

– Seção 2 – Morbimortalidade Geral.

– Seção 3 – Morbimortalidade por DANT.

– Seção 4 – Morbimortalidade por Doenças Transmissíveis.

O evento foi submetido na Pró-Reitoria de Extensão da UFJF e teve certificação com carga horária de 4 horas para os ouvintes. Além disso, os palestrantes receberão um certificado de integração ensino-serviço.

Para os alunos, a participação no Workshop contribuiu para sua formação acadêmica e profissional, pois evidenciou como a epidemiologia descritiva de análises de situações em saúde devem ser integradas ao serviços de saúde. Somado a isso, foi possível o aperfeiçoamento da ASIS e a participação ativa dos gestores na sua construção, aprovando a publicação.

De acordo com os profissionais, o caderno possui uma importância regional e servirá de referencial técnico-científico para o planejamento das ações em saúde.