Impacto da Pandemia do Covid-19 no perfil de Morbimortalidade por causas externas em Minas Gerais
Descrição: Objetivo geral: Verificar o impacto das medidas de isolamento social durante a pandemia de Covid-19 no perfil de morbimortalidade por causas externas no estado de Minas Gerais. Objetivos específicos: – Descrever os casos e óbitos vítimas de causas externas segundo atributos de tempo, lugar e pessoa; – Calcular as taxas de incidência de violência doméstica, sexual e outras violências para cada ano de estudo por sexo, faixa etária e raça; – Descrever a tendência temporal das notificações de violência doméstica, sexual e outras violências nos últimos cinco anos, de acordo com sexo, idade e raça no estado de Minas Gerais; – Calcular as taxas de mortalidade por agressão para cada ano por sexo, faixa etária e raça; – Descrever a tendência temporal da mortalidade por agressão acordo com sexo, idade, raça e escolaridade nos últimos cinco anos no estado de Minas Gerais; – Calcular as taxas de mortalidade por acidentes de transporte para cada ano por sexo, faixa etária e raça; – Descrever a tendência temporal da mortalidade por acidentes de transporte de acordo com sexo, idade, raça e escolaridade nos últimos cinco anos no estado de Minas Gerais; – Analisar a associação entre o percentual da população em isolamento social mês a mês durante a pandemia de Covid-19 e a incidência de violência doméstica, sexual e outras violências, de acordo com raça e ciclo de vida no estado de Minas Gerais; – Analisar a associação entre o percentual da população em isolamento social mês a mês durante a pandemia de Covid-19 e a mortalidade por agressão no estado de Minas Gerais. – Analisar a associação entre o percentual da população em isolamento social mês a mês durante a pandemia de Covid-19 e a mortalidade acidentes de transporte no estado de Minas Gerais.
Integrantes: Waneska Alexandra Alves – Integrante / Eulilian Dias de Freitas – Coordenador / Karen Duarte Moreira – Integrante / Larissa da Silva Torres França – Integrante.
A visão acadêmica acerca da COVID-19 no cenário da saúde pública brasileira e a influência dos meios de comunicação no comportamento frente à doença.
Descrição: O projeto em questão tem como proposta um “estudo observacional analítico do tipo transversal” que busca “avaliar a influência das informações no entendimento acerca da doença COVID-19 e a sua relação no cenário da saúde pública brasileira. Os participantes da pesquisa serão compostos por discentes do 1º ao 4º período da Universidade Federal de Juiz de Fora ? Campus Governador Valadares. A coleta de dados será realizada através de um questionário único e padronizado, aplicado através da ferramenta online ?Google forms?”. A expectativa da pesquisa é que a mesma “contribua na percepção de como o meio acadêmico interfere na análise crítica dos indivíduos acerca dos conhecimentos sobre a COVID-19 obtidos pelos meios de comunicação, já que estes possuem acesso a meios confiáveis de informações. Sobretudo, se torna de suma importância a análise do entendimento sobre o papel do sistema público de saúde brasileiro por parte dos participantes no contexto da epidemia”.
Integrantes: Milena de Oliveira Simões – Coordenador / Robson Evangelista dos Santos Filho – Integrante / Yara de Oliveira Pena – Integrante / Fernanda Lima Marçal – Integrante / Gabriela Souza Teixeira – Integrante / Letícia Duarte Silva – Integrante / Otávio Diniz de Araújo Furtado – Integrante / Raquel Carvalho Teodoro – Integrante.