Curso de prática baseada em evidências (PBE)

O I Curso de Prática Baseada em Evidências foi promovido pelo Centro Acadêmico (C.A) do curso de fisioterapia da UFJF-GV nos dias 20 e 21 de novembro, sendo que as aulas ficarão disponíveis por 4 meses na plataforma Nutror. Dessa forma, as vendas ainda continuam para que os alunos do curso possam assistir as 18 aulas distribuídas em 4 módulos. Ao final do curso, os alunos receberão um certificado de 20 horas.

A PBE (prática baseada em evidências) é uma abordagem com a finalidade de melhorar a efetividade clínica, apoiando os profissionais em suas condutas utilizando os seus três pilares: experiência clínica, melhor evidência de pesquisa disponível na literatura científica e preferência e as expectativas do paciente. Portanto, com base nessa importante abordagem, o curso irá promover maiores conhecimentos, a fim de auxiliar os alunos na melhor decisão clínica.

Foram 2 dias de aulas síncronas e assíncronas, com grandes profissionais renomados e de todas as áreas do conhecimento. De acordo com o C.A de fisioterapia, “a interação entre as áreas foi de grande valia pois contamos com a participação de estudantes e profissionais de todas as áreas”.

Uma das palestrantes presentes foi a líder do grupo de pesquisa Ciência, Saúde e Sociedade, a professora Draº Waneska Alexandra Alves, que ministrou a aula “Importância dos estudos quantitativos para a prática baseada em evidências” do módulo 3 do curso. De acordo com a professora, o curso é super importante no momento atual, principalmente por causa do contexto de pandemia, sendo necessário “cursos de PBE na graduação para fortalecer o exercício profissional futuro dos alunos e promover a educação permanente em saúde para os profissionais de saúde”.