Os alunos do projeto de extensão “Epi-Obs: Observatório de Epidemiologia aplicada ao Sistema Único de Saúde” e do “Treinamento Profissional: Emergências em Saúde Pública”, sob orientação da Profª Drª Waneska Alves, lançaram no dia 03 de junho de 2022 a Análise de Situação de Saúde da Macrorregião Leste (ASIS) de Minas Gerais.
O trabalho rendeu uma edição especial da Revista de Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFJF-GV, e foi fruto de uma parceria dos projetos acadêmicos com a Superintendência Regional de Saúde, na figura do Prof. Rômulo Gusmão.
Ao longo de um ano, dados secundários foram coletados e analisados, com vistas à produção de capítulos técnicos sobre os agravos de saúde mais importantes nos municípios que compõem a Macrorregião de Saúde Leste de Minas Gerais. Como resultado, 14 capítulos de temáticas diferentes foram redigidos: Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), Saúde Mental, Acidentes de Trabalho com exposição a material biológico, Covid-19, Leishmaniose Tegumentar e Visceral, Cobertura Vacinal, dentre outros. A expectativa é a ASIS possa auxiliar a tomada de decisão dos gestores em saúde, com base em evidências científicas.
Nas palavras da Profª Waneska, com a ASIS “É possível identificar as tendências de eventos em saúde, incluindo seus determinantes e fatores associados, sendo essencial para a compreensão da dimensão dos agravos estudados. A produção de informação em saúde a partir dos Sistemas de Informação em Saúde, ainda pouco valorizada, permite gerar evidências científicas importantes que apoiam os gestores em saúde nas tomadas de decisões mais assertivas”