Estudos epidemiológico das internações e mortes por anomalias congênitas no Brasil
Descrição: Realizar estudos epidemiológico descritivo das internações e mortes por anomalias congênitas no Brasil através de dados secundários, públicos, não nominais dos sistemas de informações sobre mortalidade (SIM) e sobre hospitalizações no SUS (SIH/SUS) do Ministério da Saúde do Brasil.
Integrantes: Waneska Alexandra Alves – Coordenador / Rachel Campos Ornelas – Integrante / Bernardo Mendes Hott – Integrante / Sarah Campos Ornelas – Integrante / Daniela Silveira Barbosa – Integrante.
Perfil epidemiológico dos militares atendidos no Hospital Central do Exército de 1998 a 2018
Descrição: Objetivo: Caracterizar o perfil epidemiológico dos militares internados durante últimos 20 anos no Hospital Central do Exército (HCE). Método: Estudo descritivo transversal, que será realizado através do banco de dados do Sistema de Informação Hospitalar do HCE (SisHCE) armazenados entre 01 de janeiro de 1998 e 31 de dezembro de 2018. Resultados esperados: Espera-se encontrar padrões de adoecimento dos militares que possam ser extrapolados para toda a Força Terrestre, colaborando com a literatura nacional e internacional. Espera-se os grupos de agravos e doenças em maior frequência: os osteomotores, psicológicos/psiquiátricos e metabólicos/cardiovasculares. Almeja-se ainda, evidenciar variações quanto à patente militar (como um reflexo das diferenças socioeconômicas e outros fatores relacionados à estratificação ocupacional entre essas) e idade (devido às variações de atividade ao longo da carreira). Conclusão: Através dos dados obtidos com este estudo será possível realizar uma descrição precisa do padrão de adoecimento dos militares na ativa atendidos pelo HCE.
Integrantes: Waneska Alexandra Alves – Integrante / Milena de Oliveira Simões – Coordenador / Isis de Freitas Espeschit – Integrante / Pedro Henrique Della Garza Oiticica Moreira – Integrante / Geraldo Magela da Silva Júnior – Integrante / Arthur de Pinho Mendes da Silva – Integrante / Yan Gomes Nogueira de Sá – Integrante / Danilo Bhering Martins – Integrante / Karolina Bortolini Magevski – Integrante.
Leishmaniose Tegumentar Americana no município de Governador Valadares, Minas Gerais, no período de 2008 a 2017: estudo descritivo.
Descrição: O projeto se justifica pelo fato de não existir nenhum estudo semelhante sobre a epidemiologia da LTA em Governador Valadares e possibilitar caracterizar um perfil dos casos residentes no município para poder direcionar ações em saúde e alocação de serviços, além de possibilitar ter um panorama da ocorrência dos casos no território. Objetivo Primário: Estudar todos os casos notificados de leishmaniose tegumentar americana, no período de 2008 a 2017, no município de Governador Valadares. Objetivos Secundários: ? Caracterizar os casos segundo variáveis sociodemográficas; ? Caracterizar os casos segundo variáveis clínicas e epidemiológicas; ? Calcular coeficientes de morbimortalidade para o período de estudo; ? Realizar investigação do local provável de infecção; ? Estudar a relação entre o tratamento adotado e o desfecho clínico; ? Estudar a relação da forma clínica com o manejo clínico adotado; ? Recomendar medidas de prevenção e controle.
Integrantes: Waneska Alexandra Alves – Integrante / Alexandra Paiva Araújo Vieira – Coordenador / Débora De Souza Pazini – Integrante / Enzo Silva Araújo Corrêa – Integrante / Gustavo Henrique Coelho De Pinho – Integrante / Luis Filipe Fernandes Cabral – Integrante.
Autoavaliação de saúde e fatores associados em adultos em situação de rua em município brasileiro de médio porte
Integrantes: Eulilian Dias de Freitas – Coordenador.
Saúde, Modos de Vida e Apropriação dos Espaços Urbanos da população em situação de rua em cidade de médio porte
Descrição: Viver nas cidades foi a mais relevante mudança demográfica ocorrida no último século. Transformações ocorridas no âmbito socioeconômico-cultural, pautadas no processo de globalização da economia capitalista e no avanço tecnológico, têm gerado consequências negativas, configuradas na reprodução de desigualdades sociais para grande parcela da população. Com isso, tem aumentado o número de pessoas em situação de rua seja em cidades de grande, médio ou pequeno porte. Assim como o atendimento de saúde é precário para esse grupo de pessoas, são precários também os estudos que abordam o processo de saúde-doença que os envolve. Esse é um estudo epidemiológico observacional, transversal, analítico que utilizará um questionário padronizado para identificar o perfil sociodemográfico, de hábitos e comportamentos, autopercepção de saúde, utilização de serviços de saúde, morbidade referida e ocorrência/perpetração de violência entre pessoas vivendo em situação de rua em Governador Valadares..
Integrantes: Eulilian Dias de Freitas – Coordenador / Lélia Cápua Nunes – Integrante / Ananda Carvalho Martins – Integrante / Gislaine Cristina Moraes de Oliveira – Integrante.
Epidemiologia da Dengue em Minas Gerais, de 2009 a 2019: um estudo descritivo
Descrição: O presente estudo tem como objetivo caracterizar a epidemiologia da dengue em Minas Gerais, entre os anos de 2009 a 2019. Comparar dados de casos notificados, internações hospitalares e mortalidade por dengue no estado de Minas Gerais entre os anos de 2009 e 2019; Através dos resultados deste estudo, auxiliar nas análises acerca da realidade estadual e, portanto, na melhoria dos índices relativos à dengue no estado..
Integrantes: Milena de Oliveira Simões – Coordenador / Waneska Alexandra Alves – Integrante / Davi Nilson Aguiar e Moura – Integrante / Amanda Teixeira Silva – Integrante / Larissa Amaral Rody – Integrante / Nícolas Emanuel Oliveira Reis – Integrante.