Estudo sobre a morbimortalidade por zoonoses de acometimento respiratório em Minas Gerais, 2010 a 2020
Descrição: Realizar estudo sobre a morbimortalidade por doenças zoonóticas de acometimento respiratório em pessoas residentes em municípios de Minas Gerais através de dados secundários, não nominais e de domínio público do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e do Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS) do Ministério da Saúde.
Integrantes: Waneska Alexandra Alves – Coordenador / Larissa da Silva Torres França – Integrante / Nícolas Emanuel Oliveira Reis – Integrante / Gabriela Sousa Leandro – Integrante / Isabela Fernandes Coelho Cunha – Integrante.
Morbimortalidade por doenças respiratórias virais aguda em Minas Gerais, 2010 a 2020
Descrição: Estudo dos registros de morbidade hospitalar e mortalidade por doenças respiratórias virais dos sistemas de informação SIH/SUS (Sistema de Informação Hospitalar) e SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade) para residentes em Minas Gerais no período de 2010 a 2020.
Integrantes: Waneska Alexandra Alves – Coordenador / André Luiz Souza Gomes – Integrante / Paloma Dornas de castro – Integrante / Kaik Gualberto Santos – Integrante / Ana Clara Ferreira de Almeida – Integrante.
Doenças respiratórias infecciosas em crianças e adolescentes no estado de Minas Gerais: uma análise descritiva dos óbitos e das internações
Descrição: Objetivos: 1- Estudar a série histórica dos registros de internações e óbitos por doenças respiratórias infecciosas em pessoas com até 19 anos (crianças e adolescentes) no estado de Minas Gerais de 2001 a 2020; 2- Estudar o perfil sociodemográfico das internações e óbitos; 3- Estudar os principais agentes etiológicos envolvidos na causa principal de internação e na causa básica de óbito; 4- Analisar consistência e completude do preenchimento das variáveis da DO e da AIH; 5- Recomendações.
Integrantes: Waneska Alexandra Alves – Coordenador / Débora De Souza Pazini – Integrante / Davi Nilson Aguiar e Moura – Integrante / Fillipe Reis Silva – Integrante / Juliana Barros Siman – Integrante / Julia Fernandes Parenti de Almeida – Integrante.
Estudo sobre a ocorrência de doenças infecciosas respiratórias em Minas Gerais, 2001 a 2020.
Descrição: O diagnóstico sindrômico é preconizado quando não é possível realizar o diagnóstico etiológico. Alguns dos diagnósticos sindrômicos de importância médica são a Síndrome Gripal (SG) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causados por distintos agentes, sendo o de maior magnitude no momento o SARS-Cov-2, causador da Corona Virus Disease 2019 (COVID-19), doença pandêmica atualmente. A fração de casos não documentados, mas infecciosos, modula o potencial pandêmico de um vírus respiratório emergente ao expor uma parcela muito maior da população. Assim, a notificação compulsória é essencial ao validar o sistema de vigilância e assistência em saúde, detectando surtos precocemente e permitindo resposta em tempo oportuno. Têm-se observado um aumento de casos de SG e SRAG em relação ao mesmo período do ano passado na macrorregião de saúde Leste em Minas Gerais, cuja sede administrativa é Governador Valadares, local onde o primeiro caso de COVID-19 ocorreu no dia 26 de março de 2020. Estudar os casos de SG e SRAG segundo atributos de pessoa (demograficamente e clinicamente), lugar (geoprocessamento) e tempo (predição temporal) e buscar estimar a subnotificação de COVID-19 a partir da análise em outros sistemas de informação é imprescindível para compreender o comportamento da doença na região e avaliar as ações de saúde tomadas frente a pandemia, permitindo o aperfeiçoamento da vigilância epidemiológica local, direcionando de forma mais eficaz, futuramente, as ações em saúde e a alocação de serviços.
Integrantes: Waneska Alexandra Alves – Coordenador / Débora De Souza Pazini – Integrante / Davi Nilson Aguiar e Moura – Integrante / Fillipe Reis Silva – Integrante / Julia Fernandes Parenti de Almeida – Integrante / Thiago Costa Soares – Integrante / Leandro Roberto de Macedo – Integrante.