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Apresentação do TP

O que é – Programa de treinamento profissional

O Programa de Treinamento Profissional tem como objetivo permitir o aperfeiçoamento profissional dos alunos de ensino médio profissionalizante e de graduação da UFJF, em áreas de específico interesse e compatíveis com a habilitação cursada. Este aperfeiçoamento se dá com a participação do aluno em projetos acadêmicos de ensino, no âmbito da UFJF, em regime de 12 horas semanais de atividades. A orientação deste treinamento profissional é feita por um professor ou profissional da área.

Para conhecer melhor a respeito do Treinamento profissional e outros editais, entre no site da COODPROGRAG.

Treinamento profissional em emergências em saúde pública

No Brasil, nos últimos anos os dados secundários passaram a ser disponibilizadas sob a forma de bases
eletrônicas, contendo microdados individuais, o que resultou em mais flexibilidade de acesso aos mesmos para os profissionais que necessitam ter acesso rápido a informação em saúde. Bancos de dados
provenientes de Sistemas de Informações em Saúde (SIS), abrangendo informações epidemiológicas,
administrativas e clínicas, vêm sendo crescentemente empregados na avaliação em saúde, de forma
isolada ou integrados a dados primários.
Assim, o profissional de saúde que dominar as estratégias de análise qualitativa e quantitativa dos dados
dos SIS tanto para a exploração descritiva quanto para o levantamento de hipóteses de causalidade de
adoecimento e morte da população estarão em vantagem ampla no mercado de trabalho futuro
ampliando seu potencial de atuação tanto para a pesquisa quanto para a avaliação e gestão de programas
e serviços de saúde.

Metas e objetivos

1- Oferecer ao estudante a oportunidade de conhecer os diversos sistemas de informação em saúde,
seus objetivos e usos, dando ênfase aos SIS relacionados ao registro de casos, internações e óbitos de
COVID-19.
META: Apresentar ao estudante os principais SIS, suas variáveis e aplicabilidade (Sistema de Informação sobre Mortalidade, Sistema de Informação Hospitalar, Sistema de Informação de Agravos de Notificação, Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica, Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, E-SUS Vigilância Epidemiológica, entre outros).
2- Oferecer ao estudante de conhecer e aplicar técnicas de análises qualitativas de dados secundários
em saúde.
META: Apresentar ao estudante e permitir que ele desenvolva habilidade e competências para o uso de
técnicas de análise de completude e consistência de variáveis dos diversos SIS.
3- Oferecer ao estudante de conhecer e aplicar técnicas de análises quantitativa de dados
secundários em saúde.
META: Apresentar ao estudante e permitir que ele desenvolva habilidade e competências para o uso de
técnicas de análise estatísticas – descritiva e inferencial – dos dados dos SIS, assim como a construção de
indicadores de morbimortalidade em saúde.
4- Oportunizar ao estudante a redação de informes/boletins epidemiológicos de doenças e agravos
emergentes e reemergentes de relevância em saúde pública.
META: Construção de no mínimo 4 informes epidemiológicos por estudante.
5- Oportunizar ao estudante desenvolver e aperfeiçoar o raciocínio clínico-epidemiológico a partir de dados secundários dos SIS para recomendar estratégias de intervenção, prevenção e controle em saúde.
META: As recomendações deverão estar inseridas nos informes epidemiológicos e cumprir critérios de
exequibilidade pelas Secretarias de Saúde municipais.