Epi-Obs

O Observatório de Epidemiologia Aplicada aos Sistema Único de Saúde (Epi-Obs) é um projeto de extensão na área da saúde humana, coordenado pela Profª Drª Waneska Alexandra Alves. Tal projeto visa o diálogo entre os serviços de saúde e a universidade, de modo a dinamizar a reflexão sobre temas de interesse à saúde pública. Possui como proposta apoiar os espaços institucionais da Vigilância Epidemiológica dos municípios da Macrorregião Leste de Saúde de Minas Gerais.

O Epi-Obs integrará a pesquisa e a extensão, permitindo o entendimento da problemática em saúde, mediante o uso do método científico epidemiológico. As ações promovidas pelo projeto permitirão a construção de estratégias de intervenção, melhoria da capacidade de decisão dos gestores municipais em meio à pandemia da COVID-19 e a promoção do autocuidado na população.

Os alunos extensionistas serão capacitados para a compreensão dos sistemas de informação em saúde, análise de dados e confecção de boletins epidemiológicos. As ações promovidas pelo projeto, eventos e produções científicas serão divulgados nas mídias sociais, visando alcançar a população geral.

Período de duração: 2021/2 a 2022/2.

Tempo de dedicação: 12h semanais.