
Em agosto de 2025, pesquisadores do PEC e do CIDENG realizaram uma série de ensaios na ponte ferroviária de Limeira/SP, no trecho sob responsabilidade da Rumo Logística, parceira do projeto CNPq/FNDCT/MCTI 15/2022 — “Desenvolvimento de estratégias de SHM para ferrovias”, coordenado pelo Prof. Flávio Barbosa (PEC/UFJF) do Laboratório de Imagens e Sinais (LIS).
O objetivo era identificar, por meio de sensores instalados na ponte e embarcados nas locomotivas, irregularidades na via férrea e anomalias na ponte ferroviária. As atividades incluíram medições de deslocamentos (câmeras e LVDTs), deformações (strain-gages) e acelerações, com instrumentação majoritariamente sem fio.
Além do prof. Flávio, também participaram da campanha experimental o Prof. Alexandre Cury (PEC/UFJF), o pós-doutorando Rharã Cardoso (UFJF), os doutorandos Bruno Gaspar (PEC/UFJF), Clayton Silva (UnB/UFJF) e Daniel Cardoso (PEC/UFJF), e os bolsistas de IC Marcos Spínola e Richard Elvaston.
Aqui nesse vídeo do Instagram, o doutorando Daniel Cardoso nos contou sobre sua experiência como parte desse campo experimental.