Objetivo
Adotar medidas para a sistematização de práticas relacionadas à gestão de riscos, controles internos, governança e integridade no âmbito da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Competências
Além do cumprimento dos atos normativos relativos à governança e integridade, compete ao CGRC:
- Aprovar diretrizes administrativas para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que deverá ter objetivos e metas claros, com a definição dos órgãos e setores responsáveis pelo atingimento das metas, e mecanismo de constante monitoramento e avaliação;
- Aprovar o Plano Estratégico Anual a ser aplicado no ano subsequente, que deverá estabelecer:
- Objetivos estratégicos e respectivas metas para o ano subsequente;
- Estabelecer indicadores com a sua fórmula de cálculo, periodicidade de medição e forma de
monitoramento do cumprimento das metas; - Definir os projetos estratégicos a serem desenvolvidos, tendo em vistas os objetivos e metas traçados para o ano, determinando os principais produtos a serem entregues à comunidade, com prazos e unidade ou gestor responsável;
- Aprovar o Sistema de Gestão de Riscos da UFJF, com a consequente elaboração de sua matriz de risco, nela incluídos os riscos à integridade;
- Aprovar as minutas normativas sobre proteção de dados, acesso à informação e dados abertos;
- Monitorar a implementação das suas deliberações;
- Emitir recomendações para o aprimoramento da governança, da gestão de riscos, do controle interno e para o cumprimento de suas deliberações;
- Apresentar relatório semestral do cumprimento de suas deliberações.