Procedimento continua sendo feito pelo Siga, com mesma interface (Foto: UFJF)

Alunos veteranos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) farão novo procedimento de matrícula nas disciplinas do próximo semestre letivo. No Siga, estudantes passarão a ser inteiramente responsáveis pelo processo, que terá três etapas previstas. Só após esses três prazos, estabelecidos pelo calendário acadêmico, é que os coordenadores de curso poderão fazer ajustes, para casos específicos. Não há mudanças na matrícula dos calouros aprovados nos processos seletivos de ingresso.

O sistema já vem sendo desenvolvido há alguns anos e atende ao Regulamento Acadêmico de Graduação (RAG) e à Resolução 111/2017. “Dessa forma, cumprimos o RAG, informatizamos todas as etapas, dando mais agilidade ao processo e autonomia aos estudantes, facilitando também o trabalho dos coordenadores em início de período”, explica o pró-reitor de Graduação, Cassiano Amorim.

Na primeira etapa, do dia 30 de janeiro a 5 de fevereiro, os veteranos devem acessar o Siga e se matricular nas disciplinas com reserva de vagas para sua turma. O estudante poderá até procurar por outras disciplinas, entretanto, a prioridade desta etapa é o preenchimento das vagas reservadas aos alunos da turma. Ressalta-se que a matrícula não é feita por ordem de chegada/acesso, e sim de acordo com os critérios do RAG.

Na segunda etapa, de 8 a 13 de fevereiro, além de poder se matricular nas disciplinas com reserva de vagas para aquela turma, os alunos podem também fazer o pedido por outras disciplinas de sua grade curricular. E na terceira, de 23 a 27 de fevereiro, ficam disponíveis, além das disciplinas da grade, as matérias com vagas remanescentes de todos os cursos da Universidade. Esses são os prazos do calendário regular, que inicia as aulas em 13 de março. Estudantes de cursos com calendários ainda em reposição devem se atentar aos seus respectivos prazos. O procedimento será o mesmo.

Não há lista de espera, ou seja, o aluno que não conseguiu uma vaga na primeira etapa deve acessar o sistema novamente para fazer o pedido nos dois prazos seguintes previstos. É possível também desistir/cancelar a solicitação de matrícula em cada um dos períodos abertos.

Tudo é feito de acordo com a disponibilidade de vagas no plano departamental. No Siga, será possível observar a quantidade de vagas previstas para cada disciplina e o número de solicitantes. A Resolução 111/2017 possibilita aos departamentos fazer ajustes, entre a segunda e a terceira etapa de matrícula, oferecendo mais vagas ou novas turmas, por exemplo, se verificada a demanda. Por isso, aqueles que não conseguiram vaga na primeira ou segunda etapas da matrícula, devem aguardar até o terceiro prazo para submeter de novo o pedido. Somente encerrada a última etapa é que os coordenadores poderão resolver pendências.

Não há grandes mudanças na interface do Siga. Aberto o prazo, o acadêmico encontrará as telas que já tem costume de acessar. Não há necessidade de fazer matrícula no primeiro minuto de abertura do sistema, pois ele não funciona por ordem de acesso, explica o analista de Tecnologia da Informação do CGCO, Thiago Nery. O preenchimento das vagas acontece na seguinte ordem de grupos: alunos não repetentes; estudantes reprovados por aproveitamento ou que tenham trancado a atividade acadêmica; e, por fim, os reprovados por infrequência. Para desempate, é utilizado o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA).

Tutorial

Na tela da 1ª fase, irá aparecer as disciplinas relacionadas para sua turma. Repare que em cada disciplina consta o número de vagas e a quantidade de solicitações.

Ao lado desse quadro, ficam selecionadas as disciplinas escolhidas, nele você deve clicar em “Solicitar matrículas”

Abaixo, na mesma tela, vão aparecer os horários das aulas:

Todas as fases seguem o mesmo padrão de interface.